Literatura: Editora UNESP lança “O ISEB, os intelectuais e a diferença”

O debate da educação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros

qua, 03/01/2007 - 22h04 | Do Portal do Governo

O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em 1955 e extinto em 1964 após o golpe militar, caracterizou-se por promover o debate junto à sociedade sobre os problemas nacionais. Filosofia, história, economia, sociologia, política e cultura eram assuntos constantes na pauta de discussões dos intelectuais do Instituto. Em O ISEB, os intelectuais e a diferença, lançamento da Editora UNESP, o autor Antônio Marques do Vale investiga como os problemas educacionais foram abordados na produção do Iseb. Para isso, analisa cinco autores isebianos: Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier, Álvaro Vieira Pinto, Cândido Antônio Mendes de Almeida, Hélio Jaguaribe Gomes de Matos e Alberto Guerreiro Ramos.

O estudo de Marques baseia-se, principalmente, em livros, periódicos e jornais publicados pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros e em entrevistas feitas tanto pelo autor como por outros pesquisadores. Marques discute a ação dos cinco intelectuais e as concepções sobre o papel e a formação deles, procurando a correlação entre as diversas teorias e as atividades dos isebianos com o planejamento da educação. A fundamentação teórica do trabalho inclui Gramsci, Marx e Zuribi.

O ISEB, os intelectuais e a diferença estrutura-se em quatro capítulos. Os três primeiros apresentam os projetos e as análises dos isebianos, seja com  base em suas categorias filosóficas, sociológicas, culturais e econômicas, seja com base nas considerações dos autores sobre intelectualidade e educação. No quarto capítulo, unem-se, em uma discussão crítica, a contribuição de diferentes autores, incluindo a de Marques, sobre uma vida intelectual plena e transformadora. Assim, a obra propõe uma abertura contra a arrogância na vida intelectual e por uma educação marcada pelo debate.

Sobre o autor – Antônio Marques do Vale é mestre e doutor em Filosofia e História da Educação pela Unesp, campus de Marília, mestre em Filosofia (Lateranense, Roma) e em Teologia Dogmática (Gregoriana, Roma) e doutor pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. É professor de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).

Título: O ISEB, os intelectuais e a diferença – um diálogo teimoso na educação

Autor: Antônio Marques do Vale

Número de páginas: 247

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 40

ISBN: 85-7139-668-X

Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site:

www.editoraunesp.com.br

Assessoria de imprensa da UNESP

C.A.