Literatura: Editora UNESP lança “A nova des-ordem mundial”

Obra discute a nova e complexa geografia do mundo contemporâneo

ter, 06/02/2007 - 21h25 | Do Portal do Governo

Os últimos quinze anos foram marcados por uma multiplicidade de acontecimentos que marcaram decisivamente os rumos da história da humanidade – caso da queda do muro de Berlim em 1989 e do ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova York, em 2001. Tais eventos configuram a formação de uma nova e complexa geografia do mundo, baseada na reconstrução de territórios e na reformulação de fronteiras.

 Assim, enquanto as Torres Gêmeas desabam nos Estados Unidos, edifícios ainda maiores são construídos na China, reafirmando o poder do Oriente. A Nova des-ordem mundial, lançamento da Editora UNESP que integra a Coleção Paradidáticos, discute essa nova geografia que parece recuar e avançar em múltiplas velocidades e que sugerem avanços e retrocessos, união e fragmentação, ordem e desordem.

Como geógrafos, os autores Rogério Haesbaert e Carlos Walter Porto-Gonçalves compreendem o território sob uma perspectiva social que integra tanto a dimensão concreta, política-econômica e social quanto a dimensão simbólica, cultural e identitária. Desta forma, empreendem seu estudo baseados nas múltiplas dimensões da des-ordem mundial – econômica, política, cultural e ambiental – que são tema de cada um dos capítulos.

Os autores analisam, por exemplo, os efeitos do chamado capitalismo globalmente integrado e de que forma se estabeleceram as redes comuns de valores individualistas e consumistas em que as desigualdades e a exclusão social são acentuadas.

No final, propõe a regionalização do espaço mundial contemporâneo, baseado na organização de novas redes estabelecidas por ONGs e grupos da sociedade que defendem os direitos de cidadãos excluídos pela “globalização onipotente de uma elite voltada para sua ‘segurança’”.

Sobre os autores – Rogério Haesbaert é professor do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense e doutor em Geografia pela USP com pós-doutorado na Open University – Inglaterra. Carlos Walter

Porto-Gonçalves é doutor em Geografia pela UFRJ, professor do programa de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense e ex-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1998-2000). Recebeu em 2004 a Medalha Chico Mendes, na categoria Ciência e Tecnologia.

Assessoria de imprensa da Unesp

C.A.