Lista de aprovados da Unicamp sai dia 18 de dezembro

Confira o gabarito da primeira fase do vestibular

qui, 22/11/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp – Comvest está disponibilizando as respostas esperadas das 12 questões gerais e a expectativa da banca de Redação da primeira fase do Vestibular Unicamp 2008. Os arquivos estão disponíveis para consulta nesta página. O tema da prova foi “saúde”.

As propostas para a Redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir da temática envolvendo a saúde. Na disputa por uma das 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – 46.534 estudantes fizeram a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 no último domingo, 18 de novembro, em 25 cidades brasileiras.

A lista de aprovados na primeira fase sai dia 18 de dezembro nesta página, junto com os locais de prova da segunda fase, que aconteceentre os dias 13 e 16 de janeiro de 2008. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, serão feitas entre 21 e 24 de janeiro, em Campinas e Piracicaba (Odontologia).

Primeira Fase

Sobre a mudança na estrutura da prova adotada pela Comvest este ano – que fixou em dois o número de itens em cada questão – o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, afirmou que a medida deixou a prova mais leve. “Podemos notar inclusive alguns itens mais fáceis que outros, mas valendo o mesmo: dois pontos cada um”, disse.

Várias questões, como tradicionalmente ocorre nas provas da Unicamp, abordaram temas atuais na área da saúde, como a Dengue, por exemplo, presente nas questões número cinco e sete. A prova teve ainda várias perguntas que levavam o candidato aos textos da coletânea usada para elaborar a Redação.

Outra questão que aborda um tema bastante presente no cotidiano dos brasileiros é a de número nove, sobre como age o protetor solar. “A prova da Unicamp traz informação e convida o candidato a pensar sobre determinado tema”, explicou Tessler.

Classificação

A prova da primeira fase da Unicamp inclui a redação e 12 questões gerais de natureza discursiva das disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Os candidatos tiveram quatro horas para a realização do exame. 48 pontos são atribuídos à redação e 48 pontos às questões gerais, perfazendo o total de 96 pontos. São eliminados do Vestibular, os candidatos que obtiverem nota (zero) em qualquer um dos dois componentes desta prova: componente 1 – redação e componente 2 – questões gerais.

Os candidatos são classificados por ordem decrescente da nota obtida nas questões gerais. Os candidatos mais bem classificados, até oito vezes o número de vagas em cada curso, terão sua redação corrigida. Se os próximos candidatos da lista obtiverem nota maior ou igual a 24 pontos nas questões gerais, também terão sua redação corrigida, até que seja atingido o limite de 12 vezes o número de vagas em cada curso. Quem não tiver a redação corrigida está eliminado do Vestibular.

Da Unicamp