Linhas metropolitanas da EMTU passam a fazer ponto final no Terminal Sacomã

Ao utilizar a baldeação, passageiro chegará mais rápido ao Parque D. Pedro II e região e terá o benefício do Bilhete Único na volta

seg, 05/03/2007 - 21h38 | Do Portal do Governo

Passageiros que utilizam ônibus metropolitanos que saem do ABC rumo à capital precisam providenciar o Bilhete Único cadastrado o quanto antes. O alerta é da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), porque a partir de 10 de março o ponto final de 29 linhas daquela região, administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), com destino ao Parque D. Pedro II, Glicério e Luz, será no Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes, zona sul da capital.

No local, o passageiro de uma das 29 linhas, que desejar prosseguir o caminho, terá de fazer baldeação, embarcando num dos ônibus da SPTrans – gerenciadora do transporte público na capital –, usando o Bilhete Único, sem nenhum acréscimo de tarifa.

Nos primeiros dias da nova operação, a EMTU colocará agentes no Sacomã para auxiliar os usuários e acompanhar de perto a oscilação da demanda para futuros ajustes. A empresa também afixará cartazes internos nos ônibus e distribuirá folhetos explicativos aos passageiros, bem como fichas para cadastramento do cartão da SPTrans.

Se o Bilhete Único estiver cadastrado e com crédito, o passageiro tem assegurada a viagem de volta (capital-ABC), mais o benefício de usar mais três linhas urbanas, num espaço de duas horas, antes de chegar ao Terminal Sacomã e, então, retornar ao ABC. No sentido ABC-capital não há essa vantagem. A EMTU alerta para a necessidade de as pessoas providenciar o Bilhete Único para usufruir do direito na volta.

O Bilhete Único é vendido em postos da SPTrans ou em agências lotéricas. Para cadastrá-lo, é necessário o preenchimento de uma ficha no posto de venda ou utilizar o mesmo serviço disponível na Internet, no site da empresa.

Atualmente, as 29 linhas gerenciadas pela EMTU realizam, em média, 1,7 mil viagens por dia e transportam 40 mil passageiros, considerando a ida e a volta. Vantagens – A integração no Terminal Sacomã propiciará outras vantagens ao usuário do ABC, além das demais três integrações no período de duas horas.

Haverá novas opções de destino, como Metrô Vergueiro, Penha, Moema e Parque Zoológico, pois o passageiro que descer dos ônibus da EMTU terá à sua disposição todas as linhas da SPTrans que saem no Terminal Sacomã. As linhas municipais expressas e semi-expressas diminuirão o tempo de viagem dessas pessoas, em média, de 40  minutos para 20 minutos, entre o Sacomã e o Parque D. Pedro II.

O Expresso Tiradentes será um corredor exclusivo de ônibus com 31,8 quilômetros de extensão que, quando concluído, ligará o Parque D. Pedro II à Cidade Tiradentes, extremo da zona leste da cidade. O primeiro trecho, de 8 quilômetros, que será inaugurado no dia 9 pela Prefeitura de São Paulo, ligará o Terminal Sacomã à Estação Mercado, no Parque D. Pedro II, centro da capital.

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial

C.M.