Linhas do Metrô e da CPTM terão operação diferenciada neste fim de semana

Marginal Pinheiros também contará com bloqueio no sábado (25) e domingo (26), em razão de obras para implantação da Linha 17

sex, 24/01/2020 - 20h27 | Do Portal do Governo

Para a continuidade das obras de implantação da Linha 17-Ouro, do Metrô, a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e a Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente neste fim de semana. Os trabalhos serão para a colocação das estruturas que interligarão as estações Morumbi, do Metrô, com a da CPTM.

A primeira intervenção será feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a partir de 14h do sábado (25), com o bloqueio de duas faixas da esquerda da Pista Expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e Octávio Frias de Oliveira. Às 20h, toda a Pista Expressa será interditada neste trecho, sendo reaberta às 3h30 da segunda-feira (27).

Já a Linha 9-Esmeralda operará parcialmente no domingo (26), com a circulação interrompida no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini. Durante a interdição, ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) estarão à disposição para que os passageiros possam continuar a viagem gratuitamente nos dois sentidos. A operação comercial na segunda-feira (27) começará normalmente às 4h.

A conclusão da Linha 17-Outro é uma das prioridades do Governo do Estado e o avanço dos trabalhos demonstra o comprometimento para não deixar nenhuma obra parada. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o Metrô rescindiram, em 2019, contratos paralisados dessa linha. O novo acordo para término da via já foi assinado e a licitação para compra dos trens está na fase final.

As interdições voltarão a ocorrer nos dois fins de semana seguintes e podem ser feitas novamente em outra etapa da obra. Banners e cartazes foram afixados e funcionários estarão presentes nas principais estações da rede para orientar aos passageiros. Já na Marginal Pinheiros, as equipes da CET realizarão o desvio de tráfego e orientarão os motoristas.

Alternativas

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões.

  • Sentido Osasco

Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.

  • Sentido Grajaú

Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) e 5-Lilás, retornando à Linha 9 em Santo Amaro.

Sistema Paese

Ônibus do sistema Paese estarão à disposição gratuitamente para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 20 minutos na direção de Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

  • Senha

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios (catracas). Essa senha deverá ser entregue para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

  • Santo Amaro – Embarque e Desembarque

O acesso aos ônibus será na Avenida Padre José Maria, próximo à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

  • Berrini – Embarque e Desembarque

O embarque será na avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação. O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

Linha 2-Verde

Neste domingo (26), para dar continuidade aos testes das portas de plataforma na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde, o Metrô irá implantar uma operação diferenciada de circulação dos trens. A partir de 16h, os passageiros que embarcam e desembarcam nas estações Vila Madalena e Sumaré precisarão trocar de trem na estação Clínicas para prosseguir viagem.

A transferência de trens será necessária em razão da interdição de uma das plataformas da estação Vila Madalena para testes nas portas automáticas, equipamentos que aumentam a segurança dos passageiros e reduz o número de interferências nas linhas do Metrô. Entre as estações Vila Madalena e Clínicas, a operação dos trens acontecerá com maiores intervalos.

Linha 15-Prata

Neste domingo (26), todas as estações da Linha 15-Prata, do Metrô, ficarão fechadas de 4h40 até 15h para a realização de testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens. Para atender os passageiros durante o período de interdição, ônibus gratuitos do Paese circularão por toda extensão do ramal, entre as estações Vila Prudente e São Mateus, até a retomada da circulação dos trens.

A mudança do sistema de controle e movimentação dos trens faz parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens. Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância de segurança entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informes nas redes sociais oficiais da empresa. Em caso de dúvidas, o passageiro também pode ligar para a Central de Informações do Metrô (0800-770-7722), que atende diariamente das 5h à meia-noite.