Linhas da EMTU/SP serão integradas no Terminal Sacomã

O usuário deverá providenciar o Bilhete Único cadastrado para garantir a integração no Terminal Sacomã

ter, 27/02/2007 - 13h21 | Do Portal do Governo

A partir de 10/03, o ponto terminal de 29 linhas metropolitanas com origem nos municípios do ABC serão integradas no Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, gerenciadora desses serviços, elaborou um plano de comunicação para informar aos seus usuários sobre os novos procedimentos de embarque e desembarque, para os quais é necessário possuir o Bilhete Único cadastrado, com exceção daqueles que já têm os Bilhetes Únicos Vale-Transporte e Estudante.

Nos primeiros dias da nova operação, a EMTU/SP colocará agentes no terminal para auxiliar os usuários metropolitanos e acompanhará de perto a oscilação da demanda para futuros ajustes.

Vantagens

Atualmente, estas linhas têm como destino o Parque D. Pedro II, Glicério, Luz, Santa Cruz, Vergueiro e Terminal Rodoviário do Tietê, realizando em média 1.700 viagens por dia, o que corresponde ao transporte de 20 mil passageiros (40 mil ida e volta). A integração no Terminal Sacomã propiciará diversas vantagens aos usuários do ABC como a possibilidade de fazer três integrações no sistema municipal, no sentido capital – ABC, durante duas horas; novas opções de destino como Metrô Vergueiro, Penha, Moema, e Parque Zoológico; e mais conforto e rapidez com operação de linhas municipais expressas e semi-expressas que diminuirão o tempo de viagem, em média, de 40 para 20 minutos, entre o Sacomã e o Parque D. Pedro II.

Integração tarifária

Para garantir o benefício da integração tarifária, o usuário metropolitano deverá providenciar com URGÊNCIA o Bilhete Único cadastrado em um dos postos da SPTrans ou obter o cartão em casa lotérica e cadastrá-lo no site da SPTrans (www.sptrans.com.br). Sem o Bilhete Único, ele será obrigado a pagar a tarifa municipal, além da tarifa metropolitana. As pessoas que já tiverem o Bilhete Único Vale-Transporte ou o Estudante não precisam providenciar o cartão cadastrado.

Bilhete Único cadastrado

Para informar o usuário metropolitano sobre a necessidade de providenciar o Bilhete Único cadastrado, a EMTU/SP incluiu no seu plano de comunicação a fixação de cartazes nos ônibus das linhas que serão seccionadas no Terminal Sacomã. Começou também a distribuição de folhetos com a mesma informação nos pontos terminais das linhas, juntamente com o formulário na cor amarela para ser entregue nos postos da São Paulo Transporte. A diferenciação de cor é uma medida da SPTrans para agilizar a obtenção do Bilhete Único cadastrado que permitirá a integração tarifária entre os dois sistemas.

Será distribuído outro folheto da EMTU/SP com o detalhamento da operação e integração das linhas metropolitanas no Terminal Sacomã, orientando inclusive o usuário metropolitano que se cadastre no site da São Paulo Transporte (www.sptrans.com.br), após adquirir o cartão em um dos postos da SPTrans ou em casas lotéricas, para que consiga usufruir do benefício em 48 HORAS. Caso contrário, só contará com a integração tarifária sete dias após o cadastramento que pode ser feito somente nos postos daquela empresa.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

Fones: 4341-1067 e 4341-1279