Linha F da CPTM opera com mais dois trens modernizados

Os trens retornam à operação após receberem uma série de reformas

seg, 23/07/2007 - 18h40 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) opera nesta terça-feira, 24, com mais dois trens modernizados para os cerca de 137 mil usuários transportados diariamente na Linha F (Brás-Calmon Viana). Com essas composições, a empresa dá prosseguimento ao cronograma da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) que prevê um total de 15 trens recuperados, a serem entregues para a população até o final de 2007.

Os trens retornam à operação após receberem uma série de intervenções para melhorar as condições de conforto e confiabilidade, bem como seu aspecto visual. Foram realizadas a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes: os carros ficaram como novos, porém mantendo as características originais de fabricação.

Revitalização

As composições receberam pintura nas partes externas e internas dos carros, substituição dos bancos e janelas e a instalação de um novo piso, com revestimento de borracha. As portas ganharam sistema mecânico/pneumático e travamento, impedindo a sua abertura indevida. Além disso, foram incluídos itens de acessibilidade como estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma e implantação de  sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva.

Os serviços incluem ainda, a modernização do manipulador de tração e frenagem, que agora é um componente único, facilitando a operação do maquinista. Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma completa revisão geral, incluindo a troca de componentes.

O trem conta, ainda, com um novo registrador de eventos, uma espécie de “caixa preta”. Também houve a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste destas e dos trilhos. As intervenções foram realizadas pelo consórcio Novo Trem.

Frota mais moderna

Esta ação está inserida no plano de modernização de 45 trens, para as seis linhas da CPTM, orçado em R$ 374 milhões, com entrega das composições concluída até 2010.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais 11 para 6 minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para 3 milhões até 2010.

Da CPTM