Linha de trens até Aeroporto de Guarulhos tem obras iniciadas

Serão beneficiadas 120 mil pessoas com transporte mais eficiente, rápido e barato

sex, 20/12/2013 - 13h55 | Do Portal do Governo

As obras de implantação da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, tiveram início nesta sexta-feira, 20. A linha, que terá valor de tarifa similar ao cobrado em todo o sistema ferroviário (R$ 3,00), deve beneficiar 120 mil pessoas, com transporte mais eficiente, rápido e barato.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“São três novas estações: Engenheiro Goulart, onde nós estamos aqui em São Paulo, na zona leste, a estação Cecap, uma nova estação já em Guarulhos, integrada com o terminal rodoviário, e a estação Aeroporto, lá em Cumbica. Já começam quatro frentes, quatro consórcios trabalhando simultaneamente, com prazo de 18 meses”, disse o governador Geraldo Alckmin.

photonews

O investimento total nas obras será de R$ 1,8 bilhão, e cerca de 1.300 empregos diretos serão gerados. A nova linha terá 12,2 km de extensão, com uma parte do trajeto feita em superfície (4,3 km) e outra em elevação (7,9 km). Todas as estações terão acessibilidade e escadas rolantes para conforto dos passageiros.

“A obra vai tornar o aeroporto de Guarulhos integrado ao sistema metroferroviário. Além dos 4 km térreos, passa sobre a Linha 12 da CPTM, passa sobre a Ayrton Senna, passa sobre o Parque Ecológico, não interfere em nada na preservação ambiental, passa sobre a Dutra e aí desce de novo. São quase 8 km de elevado”, completou o governador.

Do Portal do Governo do Estado