Linha C-Esmeralda da CPTM ganha primeiro trem novo

Cerimônia de entrega, nesta sexta-feira, 21, contará com presença do governador José Serra

sex, 21/12/2007 - 13h58 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h09

O governador José Serra entregou nesta sexta-feira, 21, o primeiro dos 99 trens novos previstos no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano até 2010. O novo trem atenderá a população na Linha C-Esmeralda (Osasco-Autódromo). Fabricado com tecnologia de última geração, o trem (de quatro vagões) é o primeiro de um lote de 12 unidades que reforçarão a frota dessa linha e todos estarão circulando até o fim do primeiro semestre de 2008.

“Entre janeiro e junho do ano que vem, vamos completar a entrega dos trens novos para essa linha, que vai de Osasco até a zona sul da capital, inclusive até as novas estações que vamos fazer depois da Autódromo, que serão Interlagos e Grajaú”, disse o governador José Serra.

As composições têm capacidade para 1.200 passageiros e possuem ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, monitoramento de falhas computadorizado, freios eletrônicos anti-deslizantes, entre outros. Haverá ainda um sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, bem como um sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero.

Acessibilidade

Também estão contempladas as novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com deficiência. As composições têm sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente.

Ao todo, os novos trens geram cerca de 800 empregos, sendo 200 diretos e 600 indiretos, e são fabricados pelo consórcio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil), liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) e Bombardier. A entrega de todas as unidades está prevista para o segundo semestre de 2008 e o investimento total é da ordem de R$ 223,5 milhões.

Plano de expansão

Entre 2007-10 o estado de São Paulo vai investir R$ 16,3 bilhões no transporte metropolitano. Atualmente, a população da Região Metropolitana de São Paulo conta com 61,3 quilômetros de transporte sobre trilhos com qualidade de Metrô. Com o Plano de Expansão, em quatro anos, esse número vai praticamente quadruplicar e chegar a mais de 240 quilômetros, com a transformação de 162 quilômetros da CPTM em metrô de superfície.

Da CPTM

(I.P.)