Linha C-Esmeralda da CPTM ganha primeiro trem novo

Composição é a primeira de uma série de 99 previstas pelo plano de expansão do transporte metropolitano

qui, 20/12/2007 - 16h48 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) receberá, nesta sexta-feira, 21, o primeiro trem novo, de um total de 99 previstos no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano até 2010. Esse trem atenderá a população na Linha C-Esmeralda (Osasco-Autódromo). A cerimônia terá a presença do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Fabricado com tecnologia de última geração, o trem (de quatro vagões) é o primeiro de um lote de 12 unidades que reforçarão a frota daquela linha e todos estarão circulando até o fim do primeiro semestre de 2008.

As composições têm capacidade para 1.200 passageiros e possuem ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, monitoramento de falhas computadorizado, freios eletrônicos anti-deslizantes, entre outros. Haverá ainda um sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, bem como um sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero.

Acessibilidade

Também estão contempladas as novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com deficiência. As composições têm sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente.

SERVIÇO

Recebimento do 1º trem novo Linha C-Esmeralda

Dia 21/12, sexta-feira, às 15h

Local: Abrigo Engenheiro São Paulo

Endereço: Rua Bresser, 1933ª – Mooca.

 

Da CPTM

(I.P.)