Linha 9-Esmeralda e Marginal Pinheiros terão bloqueio parcial para obras do Metrô

Ação na zona sul de SP começa no próximo sábado (16) para a realização de intervenções na estação Morumbi, da Linha 17-Ouro

sex, 15/05/2020 - 17h12 | Do Portal do Governo

Para a continuidade das obras de implantação da Linha 17-Ouro, o Metrô retoma neste fim de semana as intervenções necessárias, com o bloqueio parcial da Linha 9-Esmeralda e da Marginal Pinheiros. Os trabalhos serão para a colocação das estruturas que interligarão as estações Morumbi, do Metrô, com a da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A primeira intervenção será feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a partir das 20h deste sábado (16), com o bloqueio de toda a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre as ruas Engenheiro Mesquita Sampaio e Florida. A via será reaberta às 5h da segunda-feira (18).

Na própria segunda (18), com a expressa liberada, será fechada a faixa da direita apenas da pista local da Marginal Pinheiros, na altura do nº 14.261 (próximo à estação Berrini). Esse bloqueio se estenderá até o dia 30, diariamente das 7h às 17h.

Já a Linha 9-Esmeralda operará parcialmente neste domingo (17), com a circulação interrompida no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini. Na segunda-feira (18), a operação comercial começará normalmente às 4h.

Sistema Paese

No período da interdição da Linha 9, ônibus do sistema Paese (Plano de Ajuda a Empresas em Situação de Emergência) estarão à disposição para que os passageiros possam continuar a viagem nos dois sentidos, gratuitamente. Atentando-se aos cuidados necessários para evitar a propagação do vírus da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), serão tomadas medidas de precaução, com o monitoramento das filas para o distanciamento entre as pessoas e higienização constante dos ônibus.

A conclusão da Linha 17 é uma das prioridades do Governo do Estado e o avanço dos trabalhos demonstra o comprometimento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos para não deixar nenhuma obra parada. Em 2019, o Metrô rescindiu contratos paralisados dessa linha e retomou o processo de fabricação e fornecimento dos trens.

As interdições devem voltar a ocorrer no próximo fim de semana (dias 23 e 24) e podem ser feitas novamente em outra etapa da obra. Banners, cartazes e funcionários estarão presentes nas principais estações da rede para orientar os passageiros, que têm a opção de seguir pelo sistema sobre trilhos como alternativa, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões. Já na Marginal Pinheiros, as equipes da CET vão realizar o desvio de tráfego e orientar os motoristas.

Quem optar pelo uso do sistema Paese na estação Santo Amaro, deverá acessar o serviço na avenida Padre José Maria, próximo à estação. Na Berrini o acesso ao Paese é feito na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação.

Para informações sobre o funcionamento das linhas ao longo das intervenções, os passageiros podem entrar em contato com a CPTM, por meio do 0800-055-0121. Informações sobre as obras da Linha 17-Ouro podem ser obtidas com a Central de Atendimento à Comunidade, do Metrô, pelos telefones (11) 3371-7519/7520.