Linha 9-Esmeralda da CPTM terá mais duas estações

Governador Alckmin ressaltou a importância das obras, que vão beneficiar população do extremo sul da capital

qui, 15/11/2012 - 12h50 | Do Portal do Governo

Foi lançado nesta quinta-feira, 15, pelo Governador Geraldo Alckmin o edital de pré-qualificação das obras de extensão até Varginha, da Linha 9-Esmeralda. Ao todo, são 4,3 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 350 milhões. Duas estações serão construídas a a partir do início de 2013, e a demanda estimada é de 110 mil usuários por dia útil.

O governador Alckmin ressaltou a importância da obra, que vai trazer melhorias para a população da região, principalmente em relação ao tempo de viagem, que vai diminuir consideravelmente. “Agora, vão ter trens novos com menor intervalo, que vai passar para três minutos aumentando a capacidade. A população do extremo sul leva de uma hora e meia a duas horas para chegar ao centro de São Paulo. Agora, ela deve levar em torno de 35 minutos”, disse.

Acessibilidade, sustentabilidade e integração com ônibus

As duas novas estações vão se chamar Mendes-Vila Natal e Varginha, e terão todos os itens de acessibilidade requeridos. Cada estação também terá um bicicletário. Um dos destaques da estação Varginha será a integração com o futuro terminal de ônibus que a SPTrans implantará no local.

A ampliação beneficiará diretamente os moradores do extremo-sul, incluindo a região de Grajaú, a Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e o Conjunto Residencial Palmares.

A expansão dos transportes sobre trilhos é importante também do ponto de vista ambiental, ao promover a redução do trânsito e a consequente diminuição na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, uma vez que os trens são movidos à energia elétrica.

Do Portal do Governo do Estado