Linha 9-Esmeralda da CPTM retoma operação aos domingos

Depois de ficar fechada para obras de modernização, a linha opera parcialmente no dia 29

qui, 26/04/2012 - 14h49 | Do Portal do Governo

Após ficar cinco domingos fechada para a acelerar o cronograma dos trabalhos de modernização, a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) volta a operar parcialmente neste domingo, 29.

Os trens circulam normalmente entre as estações Presidente Altino e Pinheiros, e a integração com a Linha 4-Amarela estará aberta. No trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú, o usuário deve utilizar os ônibus oferecidos gratuitamente pelo sistema Paese. A ciclovia ficará fechada durante todo o dia.

Cerca de 220 operários realizaram nos últimos cinco domingos serviços como implantação de 180 estruturas da nova rede aérea, três novas seccionadoras e substituição de outras 12 por modelos de maior capacidade, construção de 360 metros de rede de dutos para a sinalização dos novos terminais de Pinheiros e de Jurubatuba, limpeza de vias, lançamento de 3.100 metros de cabos ópticos para os sistemas de sinalização e telecomunicação, troca de 650 metros de trilhos e correção da geometria em 3.300 metros da via permanente.

Se todos estes serviços fossem realizados durante as madrugadas, como geralmente acontece, teriam sido necessários cinco meses de trabalho. O governo está investindo R$307 milhões para implantar a nova infraestrutura da Linha 9-Esmeralda sendo R$55milhões nesta primeira etapa.

Do Portal do Governo do Estado