Linha-6 Laranja vai ligar Vila Brasilândia à Estação São Joaquim do Metrô

Trecho terá 15,9 quilômetros e 15 estações, com previsão de atender 633 mil passageiros por dia

qua, 30/01/2013 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 30, o edital da concorrência internacional para a licitação das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Essa linha fará a ligação entre a Vila Brasilândia (na zona norte da capital) e a estação São Joaquim (Linha 1 – Azul) com 15,9 quilômetros de extensão e 15 estações, atendendo os bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré e Bela Vista. Vai se integrar com as linhas 7 e 8 da CPTM, na futura estação Água Branca; Linha 4, na futura estação Higienópolis-Mackenzie; e Linha 1, na estação São Joaquim. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2014 e concluídas em 2020. Segundo Alckmin, esse prazo pode ser encurtado: “Achamos que (a linha) poderá ser feita em até quatro anos, e na medida em que as estações vão ficando prontas já inicia a operação”.

A demanda prevista para a Linha-6 Laranja é de 633,6 mil passageiros por dia, beneficiando ainda universidades, como a Unip, PUC, Faap, Mackenzie e FMU. Por isso, já é conhecida como “a linha das universidades”.

Primeira PPP integral 

Essa é a primeira Parceria Público-Privada de caráter integral. Além da construção, o edital também envolve a operação e a manutenção do trecho por um período de 19 anos. O investimento estimado é de R$ 7,8 bilhões.

Está prevista ainda, a eventual expansão da linha entre Vila Brasilândia-Bandeirantes (estações Morro Grande, Velha Campinas, Centro de Convenções Pirituba, Vila Clarice e Bandeirantes). O vencedor da licitação será a empresa ou consórcio de empresas que apresentar a proposta comercial mais vantajosa para a concessão patrocinada do projeto.

Do Portal do Governo do Estado