Linha 5-Lilás do Metrô terá concessão

Estado já iniciou os estudos de modelagem financeira e jurídica no trecho entre Capão Redondo e Chácara Klabin

ter, 21/07/2015 - 16h23 | Do Portal do Governo

A Linha 5-Lilás do Metrô passará a ser operada por meio de concessão. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 21, pelo governador Geraldo Alckmin durante o lançamento da Plataforma Digital de Parcerias, medida que permitirá que as propostas sejam enviadas eletronicamente e acompanhadas pela internet.

“Vamos abrir a concessão e o setor privado vai operar toda a Linha 5-Lilás, inclusive o trecho que já está concluído e em funcionamento. Quem vencer, vai operar de Capão Redondo até Chácara Klabin”, explicou Alckmin.

O Governo do Estado de São Paulo já iniciou os estudos de modelagem financeira e jurídica para a concessão de operação e manutenção da Linha 5 no trecho entre Capão Redondo e Chácara Klabin, com 20,8 km de extensão e demanda prevista de 750 mil usuários.

A Linha 5-Lilás opera desde 2002 ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, com 9,3 km de extensão e sete estações. Atualmente, transporta diariamente 271 mil usuários e está sendo expandida do Largo Treze, em Santo Amaro, até a Chácara Klabin, com 11,5 quilômetros e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).

O investimento total será de R$ 9,1 bilhões. Todas as estações terão escadas rolantes, elevadores, rampas e piso tátil. A estação Adolfo Pinheiro foi entregue à operação comercial em agosto de 2014. Quando totalmente concluída, a linha deve transportar mais de 780 mil pessoas.

Estão sendo usados os métodos mais modernos para a construção da Linha 5. Os shields, apelidados de Tatuzão, estão sendo utilizados e ao mesmo tempo que escavam, instalam os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis totalmente prontos para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. Trata-se da primeira vez na história que São Paulo conta com três tatuzões operando simultaneamente em uma obra de Metrô.

Do Portal do Governo do Estado