Linha-5 Lilás do Metrô ganhará uma biblioteca do Embarque na Leitura

Tudo começou com a primeira biblioteca instalada na estação Paraíso em 2004

sex, 13/07/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

Cada vez mais o livro vem se tornando o companheiro de viagem dos passageiros que circulam diariamente pelas linhas do Metrô de São Paulo, principalmente as mulheres. Tudo começou com a primeira biblioteca instalada na estação Paraíso em 2004. A idéia de disponibilizar livros gratuitamente para o público ler durante a espera do embarque ou levar para casa foi tão bem aceita que, nos primeiros dias de abertura, houve até fila e disputa pelos pouco mais de três mil exemplares disponíveis.

Atualmente os usuários da estação têm quase cinco mil livros para tomar emprestados. Um ano depois da primeira biblioteca circulante, foi inaugurada a segunda na estação Tatuapé, com 3,5 mil volumes. No ano passado, outra biblioteca começou a funcionar na Luz, com 2,7 mil exemplares. Ao todo, as três unidades têm acervo de mais de 11 mil livros, versando temas que vão dos clássicos da literatura a best-sellers modernos, e abragem todas as áreas do conhecimento. São 21 mil passageiros cadastrados que tomam emprestados 320 exemplares por dia.

As bibliotecas são instaladas pelo programa Embarque na Leitura, criado e gerenciado pelo Instituto Brasil Leitor e patrocinado pela AES Eletropaulo e empresas do Grupo Usiminas. Está prevista para o final do ano a inauguração da quarta unidade na Linha 5-Lilás (Largo Treze de Maio ao Capão Redondo). “Esse número expressivo de leitores mostra que facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e tão apressado. As bibliotecas no Metrô provam que o brasileiro quer e gosta de ler”, explica William Nacked, diretor do Instituto Brasil Leitor.

Acervo atualizado

Quem mais tem embarcado na leitura são as mulheres, responsáveis por 67,5% das retiradas de livros, embora o usuário do Metrô seja predominantemente masculino. Outro dado do perfil do leitor é que a maioria tem entre 21 e 30 anos e cursou o ensino médio. Em seguida, estão as pessoas na faixa dos 31 a 40 com curso superior completo.

Entre os livros mais procurados estão O Código da Vinci e Anjos e Demônios, de Dan Brown, Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Marques, e A Casa na Rua Esperança, de Danielle Steel. Todas as bibliotecas têm sistema de empréstimo e pesquisa automatizado e o acervo é atualizado periodicamente pelo Brasil Leitor, informa Aluízio Gibson, especialista de marketing do Metrô.

“Nos acervos há muito best-seller e os livros são novos e atuais, incluindo inclusive os últimos lançamentos. A reposição provocada por estragos é baixa (de 0,5%) e está concentrada nos empréstimos ao público mirim, que está aprendendo a ter contato com a leitura. A maioria devolve direitinho e em perfeitas condições” ressalta Gibson. 

Mulher lê mais

Campeão de leituras da biblioteca Paraíso (182 livros lidos entre maio de 2004 e maio de 2007), o dentista Alberto Hiroshi Takayanagi elogia o atendimento atencioso e bem informado e o serviço sem burocracia e inovador. “Aprendi a ler com minha mãe quando era pequeno e até hoje leio uns seis ou sete livros por mês. Com a biblioteca do Metrô ficou mais fácil, rápido e o local é confortável, bem iluminado e propício à leitura”, diz.

Há 30 anos, Takayanagi usa o Metrô de segunda a sábado para trabalhar. Fã de autores de livros policiais como Luis Alfredo Garcia-Roza, Marçal Aquino e Tony Bellotto, do escritor e jornalista Elio Gaspari e de best-sellers, conta que aproveita todo o tempo disponível para ler. “Leio no Metrô, antes de dormir, nos finais de semana e entre as consultas, quando há atraso de pacientes. Para todo lado carrego um livro na pasta”.

Na unidade de Tatuapé o recorde é de 140 livros (uma leitora) no período de setembro de 2005 a maio de 2007. Na Luz, a recordista leu 55 entre setembro de 2006 e maio de 2007. A biblioteca do Paraíso é a mais antiga, possui maior acervo e maior número de empréstimos realizados. 

Leitura no Metrô

Gibson acrescenta que os leitores não são apenas os usuários do Metrô. O público das vizinhanças das estações aproveita para retirar livros, mesmo tendo que pagar pelo bilhete (R$ 2,30) já que as bibliotecas das estações Paraíso e Tatuapé estão localizadas nas plataformas de embarque, e a da Luz, no Mezanino. Em cada unidade há pelo menos três atendentes, alguns bibliotecários, que são funcionários do Brasil Leitor.

Além do empréstimo de livros, as bibliotecas do Embarque na Leitura têm agenda de atividades ligadas à literatura, como conversa com escritores, informações sobre a vida e a obra de autores, contadores de história, distribuição de livros, entre outras. O projeto Bibliotecas no Metrô existe também no Rio de Janeiro (Livros e Trilhos, na Estação Central) e em Recife. As salas de leitura foram inauguradas em dezembro de 2006 e em abril deste ano, respectivamente. No Brasil, as cinco bibliotecas somam quase 25 mil associados e 15,6 mil livros.

Exemplos de bibliotecas no Metrô existem no Chile e no México, mas as características e os formatos são diferentes, informa Gibson. “No Metrô chileno o público pode ler livros emprestados pela empresa durante o trajeto. Os usuários mexicanos têm a disposição, em média, dois livros editados pelo Metrô”.

Serviço

Para se tornar um associado do Embarque na Leitura basta apresentar o RG e o CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3×4 em uma das três estações. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores cadastrados recebem carteirinha de identificação com foto e código de barras.

Os livros podem ser retirados um a cada vez pelo prazo de dez dias (renovável por igual período) e o horário de atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Livros em braile também estão disponíveis nas três bibliotecas.

Os livros podem ser devolvidos em qualquer horário. Basta colocá-los na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas. Atenção: o livro só pode ser devolvido na mesma unidade em que foi retirado.

Consulta do acervo está disponível no site

www.metro.sp.gov.br/servicos/biblioteca/embarque.shtml

Outras informações no site www.brasilleitor.org.br

 

Leia também:

Os livros mais lidos 

 

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial