Linha 5-Lilás amplia a mobilidade urbana na cidade de São Paulo

Projeto terá quatro conexões com ramais do Metrô e da CPTM; capacidade de passageiros por dia útil chega a 850 mil

qua, 17/10/2018 - 10h51 | Do Portal do Governo

Com 16 estações em funcionamento e mais uma em construção, a Linha 5-Lilás, do Metrô, quando concluída, passará a ter capacidade para transportar cerca de 850 mil passageiros por dia útil, ligando bairros do extremo sul de São Paulo ao centro expandido, de forma rápida e eficiente.

Vale destacar que, em janeiro de 2018, o Governo do Estado outorgou à ViaMobilidade a concessão do ramal, além da Linha 17-Ouro, de monotrilho. Desde o início de abril, colaboradores da concessionária realizam treinamentos técnicos de campo e de operação supervisionada pelo Metrô. A partir de 4 de agosto, a companhia assumiu a operação completa da linha.

“O projeto permite que as pessoas do Capão Redondo cheguem à Avenida Paulista com quarenta minutos de trânsito por dia. Para quem tem tanta necessidade, os usuários poderão chegar ao centro de São Paulo com quase uma hora a menos de trajeto”, salienta o governador Márcio França.

“A entrega das estações facilita a vida especialmente de quem mora no extremo sul da cidade e agora pode chegar mais rapidamente à região central e a importantes complexos hospitalares. A estimativa é que o número de passageiros na linha 5-Lilás aumente gradativamente”, enfatiza o Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Parceria

A gestão da concessionária ressalta o papel do trabalho conjunto com a administração pública na prestação de serviços da Linha 5-Lilás. “Destacamos a importância da parceria entre a iniciativa privada e o Estado para o desenvolvimento do setor de infraestrutura do Brasil, sobretudo no segmento de mobilidade urbana”, avalia Luís Valença, presidente da ViaMobilidade. A concessionária aposta na atividade empresarial de vanguarda, sustentada na proatividade, segurança da previsibilidade, confiabilidade das informações e seriedade das negociações”, acrescenta.

A operação das estações exige uma equipe preparada para o atendimento aos usuários. “A Linha 5-Lilás conta com 835 Agentes de Atendimento e Segurança atuando nas áreas de manutenção, segurança, orientação de passageiros e outras funções que garantem uma operação rápida e eficiente”, explica Francisco Pierrini, diretor da ViaMobilidade.

No mês de outubro, em média, são 531 viagens realizadas por dia útil no ramal. Por exemplo, entre 4 de agosto e 8 de outubro deste ano, foram transportados mais de 17 milhões de passageiros, em 31.646 viagens.

Composições

A Linha 5-Lilás possui trens da Frota P, fabricados em 2015 pela CAF, composta por 26 veículos e capacidade para 1,5 mil passageiros. Modernas, as composições são equipadas com ar-condicionado, espaço para cadeirantes e pessoas com deficiência, circuito interno de câmeras e painéis de LED. Além disso, os trens têm passagem livre entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante a viagem e bloqueador de ruído externo.

A concessionária administrará o ramal pelos próximos 20 anos, segundo o contrato com o Governo do Estado. “O grande desafio é manter a qualidade do serviço oferecido, desde a infraestrutura, segurança, treinamento dos funcionários, tecnologia implementada nos trens, investimentos em melhorias e, claro, na entrega final para nossos passageiros. Temos como premissa manter a qualidade em alta e, por isso, estamos comprometidos em sempre atuar para melhorar nossos serviços”, afirma Luís Valença.

A Linha 5-Lilás conecta a estação Capão Redondo (Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos e Moema) às estações AACD-Servidor e Hospital São Paulo, além das interligações com a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e Linha 2-Verde, na Estação Chácara Klabin.

Também integrará o ramal a estação Campo Belo, que terá conexão com a Linha 17-Ouro, com inauguração prevista para 2019. A operação proporcionará o acesso a complexos hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital de Rim e Hipertensão, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar Escola São Francisco, que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.

Números da Linha 5-Lilás

– Conta com 16 estações em operação: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

– Quando concluída pelo governo do Estado de São Paulo, com a entrega da Estação Campo Belo, a linha terá 20,1 quilômetros.

– No período de 4 de agosto a 8 de outubro deste ano, foram transportados 17.264.960 passageiros.

– Com o funcionamento pleno da linha, estima-se que serão transportados 850 mil passageiros por dia útil, ligando a região periférica do Capão Redondo ao centro expandido, na Vila Mariana, passando pelo distrito de Santo Amaro e pelos bairros do Brooklin e de Moema.

– Entre 4 de agosto a 8 de outubro de 2018, foram realizadas 31.646 viagens.

– Neste ano, o número médio de viagens em dias úteis foi de 488 em agosto, 505 em setembro e 531 em outubro.

Curiosidades

– O valor dos investimentos previstos pela ViaMobilidade ao longo dos 20 anos de concessão chega a R$ 480 milhões, que serão aplicados em melhorias e infraestrutura das linhas.

– Existirão quatro conexões da Linha 5-Lilás com ramais do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com o Metrô, as conexões são na Estação Santa Cruz, com a Linha 1-Azul, e na Estação Chácara Klabin, com a Linha 2-Verde. – Com a CPTM, a interligação acontece na Estação Santo Amaro, com a Linha 9-Esmeralda. A interligação com a Linha 17-Ouro será realizada na Estação Campo Belo.

– A soma da extensão das duas linhas operadas pela ViaMobilidade, a Linha 5-Lilás de metrô e a Linha 17-Ouro, de monotrilho, será de 27,8 quilômetros.