Linha 5 do Metrô transportou quase 30 mil no domingo

A ampliação horário de atendimento foi anunciada na semana passada por José Serra

ter, 12/08/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

A Linha 5-Lilás do Metrô transportou 29.627 passageiros no último domingo, primeiro dia de circulação comercial em São Paulo.

“Este movimento surpreendente, por se tratar do primeiro domingo e, em especial ser o do Dia dos pais, foi muito bem recebido pela direção da Companhia”, destacou Atilio Nerilo, diretor de Operações do Metrô.

A expectativa dos técnicos metroviários é de que com a divulgação do serviço, nas próximas semanas, a Linha 5 transporte a média de 37 mil passageiros aos domingos.

A ampliação do horário de atendimento ao público da Linha 5, aos domingos e feriados, foi anunciada na semana passada por José Serra. O governador fez uma viagem de trem entre as estações Santo Amaro e Capão Redondo, em companhia do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

A Linha 5-Lilás, inaugurada em 20 de outubro de 2002, tem 8,4 quilômetros de extensão e interliga o Capão Redondo ao Largo Treze, no centro de Santo Amaro. Está integrada fisicamente à linha 9-Esmeralda  da CPTM,  na estação Santo Amaro, onde a transferência de sistemas é feita sem cobrança de tarifa.

A operação comercial desta linha, a exemplo das outras do Metropolitano, se deu de forma gradativa. O atendimento ao público era feito inicialmente de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas. No dia 13 de outubro de 2004, a Linha 5 passou a prestar serviço de segunda a sábado, das 4h40 à meia-noite.

Do Metrô