Metrô: Linhas 2-Verde e 3-Vermelha terão operação diferenciada neste domingo (19)

Estratégia será adotada durante todo o dia para serviços como a instalação do moderno sistema de controle de trens

sex, 17/01/2020 - 15h13 | Do Portal do Governo

As composições da Linha 3-Vermelha, do Metrô de São Paulo, circularão com velocidade reduzida e maior tempo de parada durante todo o domingo (19) para a instalação do moderno sistema de controle de trens (CBTC). Os equipamentos serão instalados entre as estações Carrão e Tatuapé. Nesse trecho, as composições operarão em única via (via singela).

A mudança do sistema de controle e movimentação dos trens faz parte dos investimentos da Companhia do Metropolitano para melhorar a circulação e regularidade dos trens nas linhas 1-Azul (também em instalação), 3-Vermelha e 2-Verde. O sistema já está em funcionamento na Linha 2-Verde.

Com o CBTC, é possível diminuir a distância de segurança entre os trens, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais composições simultaneamente. Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800-770-7722) atende diariamente, das 5h à meia-noite.

Linha 2-Verde

Neste domingo (19), todas as estações da Linha 2-Verde, do Metrô, de Vila Prudente a Vila Madalena, ficarão fechadas das 4h40 às 10h para a realização de testes programados do CBTC. Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena.

Para os passageiros utilizarem o sistema PAESE, serão distribuídas senhas nas estações Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso, Vila Mariana e Paulista. Nas estações Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Paulista, da Linha 4-Amarela, também haverá empregados do Metrô para entrega e recolhimento de senhas durante o horário de interdição.