Linha 2-Verde do Metrô recebe mais 2 novos trens

Ampliação faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano

sáb, 23/05/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h40

O vice-governador Alberto Goldman, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e do presidente do Metrô, José Jorge Fagalli, entregou na tarde deste sábado, 23, mais dois novos trens da Linha 2-Verde do Metrô em continuação ao Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.

Com ar-condicionado em todos os vagões e capacidade para transportar 2 mil passageiros, os novos trens têm nível de ruído reduzido, portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque e quatro câmeras de segurança internas e uma externa para monitorar a operação em cada vagão. Para garantir parada suave, os freios são antideslizantes e antiderrapantes. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.

“O terceiro trem já foi entregue, já estava em funcionamento. Nós estamos entregando agora, também, o quarto trem. O total de investimentos nessa linha é de R$ 499 milhões e o total de investimentos do governo Serra nesses quatro anos no setor de transportes metropolitanos, englobando Metrô, CPTM e EMTU, chega a cerca de R$ 20 bilhões.”, disse o vice-governador Alberto Goldman no evento ocorrido na estação Vila Madalena.

Segurança

As imagens gravadas pelas 26 câmeras do trem são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. A composição também possui um sistema de detecção de fumaça e conta com dispositivos para minimizar impactos, como duplo sistema de amortecimento. Além disso, o pega-mão (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente, para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens que são transmitidas aos passageiros.

Conforto

O ar condicionado, reivindicação antiga dos usuários, tornará as viagens bem mais agradáveis. Será possível conversar normalmente já que o nível de ruído foi reduzido com as novas janelas. Quem fica de pé pode utilizar o grande pega-mão central e está livre dos movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Quem vai sentado ganha mais espaço para se acomodar, já que os equipamentos auxiliares e extintores de incêndio foram colocados embaixo dos bancos.

Acessibilidade

As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 para 1,6 metros, facilitando o fluxo de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual do trem e sua próxima parada. No primeiro vagão, onde acontece o embarque preferencial, há comunicação em Braille para pessoas com deficiência visual. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem tem um banco para obesos com espaço equivalente ao de dois assentos comuns.

Linha 2-Verde

Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em plena expansão; e além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã (com inauguração prevista para dezembro próximo), Tamanduateí e Vila Prudente (previstas para março de 2010). Hoje, o percurso fica entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga. Quando concluída, a linha ganhará mais 3,9 quilômetros, passando para 14,6 quilômetros de extensão. Com isso, a estimativa é que se transporte o dobro de passageiros. Hoje, mais de 400 mil pessoas circulam pela Linha 2- Verde. Em 2010, serão 850 mil.