Linha 13 vai facilitar trajeto até aeroporto de Guarulhos

Geraldo Alckmin lançou nesta quinta o edital de pré-qualificação da futura linha da CPTM

qui, 06/12/2012 - 13h20 | Do Portal do Governo

Quando estiver concluída, a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai reduzir quase pela metade o tempo de viagem entre o Tatuapé e o Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. Dos 55 minutos atuais, considerando a incerteza do trânsito, o trajeto levará 28 minutos quando a Linha 13 estiver concluída.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O edital de pré-qualificação da futura linha que ligará São Paulo a Guarulhos foi lançado nesta quinta, 6, pelo governador Geraldo Alckmin. “É uma grande alegria estarmos lançando um projeto de grande benefício para Guarulhos , para a região, para São Paulo e para o Brasil. Esse é o maior aeroporto do país. Queremos todos os aeroportos de São Paulo ligados ao sistema metroferroviário”, afirmou o governador.

Alckmin reiterou o pedido à concessionária que administra o aeroporto internacional de uma garantia de people mover, exigindo o transporte gratuito entre a estação e o local de embarque e desembarque dos passageiros. Ele se refere à alteração do local da futura estação Aeroporto da CPTM, imposta pela concessionária, para 2 km de distância do terminal. “Precisamos garantir segurança e qualidade, integrando nossos passageiros em todos os quatro terminais de Cumbica”, ressaltou.

Linha 13

A Linha 13-Jade terá 11 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM, em direção a Guarulhos, com duas novas estações. A demanda de passageiros prevista é de 120 mil por dia.

Na estação Engenheiro Goulart, que será totalmente reconstruída, os passageiros farão transferência para os trens da Linha 12-Safira da CPTM, que segue até o Brás, onde há integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô e as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

Do Portal do Governo do Estado