Linha 10-Turquesa: CPTM lança trem expresso entre Santo André e Luz

Novo serviço Expresso Linha 10+ começa no próximo sábado (6), em homenagem ao aniversário da cidade de Santo André

qui, 04/04/2019 - 18h16 | Do Portal do Governo

A partir do dia 6 de abril, os moradores da região do ABC serão beneficiados com novo serviço de trem expresso que funcionará, aos sábados, no trajeto entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Luz. O expresso terá paradas nas estações intermediárias em São Caetano, Tamanduateí e Brás.

O novo serviço, chamado Expresso Linha 10+, partirá da Estação Santo André às 7h, 8h e 9h. Já as partidas da Estação da Luz, com destino a Santo André, ocorrerão às 12h, 13h e 14h (sempre aos sábados).

O lançamento do trem expresso ocorre neste mês em homenagem ao aniversário da cidade de Santo André, celebrado no dia 8 de abril. O serviço atenderá os passageiros que trabalham ou realizam atividades de compras e lazer no centro de São Paulo aos sábados. O percurso será feito por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas.

Semana

Durante a semana, o Expresso Linha 10 continuará com as viagens diretas, nos horários de pico, no trecho entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí. As viagens ocorrem em vias exclusivas, sem interferir no tráfego da Linha 10-Turquesa, que opera com intervalo regular entre Brás e Rio Grande da Serra.

Ao todo, são realizadas 16 viagens por dia, que duram cerca de oito minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Nas viagens da manhã, no horário de pico das 6h às 9h30, a média de passageiros por trem é de 1.568, enquanto no horário de pico à tarde, das 16h às 19h30, a média é de 1.475 usuários.

No período da manhã, o serviço parte da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde a integração com a Linha 2-Verde do Metrô pode ser feita de forma gratuita.

Durante a tarde, o funcionamento é das 16h às 19h30. Os trens partem de Tamanduateí, finalizando o trajeto na estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.