Lila Covas participa da inauguração da Casa de Solidariedade em Pederneiras

nd

seg, 12/06/2000 - 15h16 | Do Portal do Governo

Atender crianças e adolescentes de 7 a 14 anos pertencentes à famílias de baixa renda – que estejam matriculados na escola – oferecendo-lhes atividades esportivas, de lazer, culturais, além de acompanhamento médico, odontológico, social, escolar e alimentação balanceada. Melhorar a qualidade de vida, integrando-as à sociedade. Essa é a finalidade da Casa da Solidariedade, unidade mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), um modelo que já começa a se multiplicar pelo Estado.
A Casa da Solidariedade, fundada em 1984 no bairro de Campos Elíseos, atende hoje 240 crianças moradoras de habitações coletivas da região central da cidade de São Paulo. E por intermédio do Fundo Social de Solidariedade, foi possível concretizar a implantação do modelo em Pederneiras, interior do Estado.
A inauguração, realizada no dia 9 de junho, contou com a participação da presidente do Fussesp, Lila Covas, do ministro Aloísio Nunes Ferreira (Secretaria da Presidência da República), do secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Edson Ortega, do prefeito Rubens Cury (PSDB) e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Maria Claudina Cury.
Edson Ortega elogiou Lila Covas pela implantação do modelo Casa da Solidariedade em Pederneiras. “Podemos ver aqui como funciona o discurso e a prática do governo do Estado, com a presidente do Fundo Social multiplicando um trabalho tão importante como este: dar oportunidade para que crianças e adolescentes tenham condições de estudar e ter uma profissão. E posso assegurar que dos 4.000 internos da Febem em todo o Estado, nenhum é de Pederneiras. Isso só é possível em municípios que fazem trabalho preventivo”, concluiu o secretário.
O ministro Aloísio Nunes Ferreira elogiou o trabalho com jovens e adolescentes feito na Casa da Solidariedade. “O sentido dessa Casa é o de fazer junto, o que traduz a solidariedade. O homem, quando a desenvolve, tem a capacidade de sair de si, olhar os outros e se aprimorar como indivíduo. É solidariedade como política pura, que deve atrair espaços para a participação solidária. É a Casa que dá perspectiva para o jovem; o tira do caminho do risco, onde ele encontra sua identidade. Estamos falando de solidariedade e cidadania. Meus parabéns, D. Lila”, finalizou o ministro.
Além de atender 120 crianças, a Casa da Solidariedade de Pederneiras também oferece cursos profissionalizantes para adultos: marcenaria, eletricista, pedreiro, construtor, informática, corte e costura e artesanato.