Lila Covas despacha em São Vicente com presidentes de fundos sociais municipais da Baixada

nd

sex, 21/01/2000 - 14h54 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lila Covas, despachou com nove primeiras damas em São Vicente, nesta sexta-feira, dia 21, durante a permanência do Governo do Estado na cidade. A reunião ocorreu em função da transferência da Capital para aquele município, em comemoração ao V Centenário do Brasil em São Paulo.
O encontro, presidido por dona Lila, foi realizado para avaliar as ações dos fundos sociais municipais, confrontando-as com o apoio técnico e financeiro repassado pelo fundo estadual, que atende anualmente, desenvolvendo programas e projetos, as solicitações mais urgentes das cidades com maior carência social.
A presidente do Fussesp falou sobre a importância do papel articulador dos fundos, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Para Lila Covas, as primeiras damas devem procurar parceiros, tanto da iniciativa privada como do governo, para concretizar suas ações sociais sem onerar as prefeituras, que já contam com um encargo muito grande de tarefas. ‘As presidentes de fundos devem promover ações para mobilizar a sociedade, motivando uma participação comunitária na captação de recursos e materiais’.
Ao comentar os projetos do Fussesp com crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência, dona Lila fez questão de destacar o trabalho desenvolvido na Estação Especial da Lapa. O centro de convivência, para aproximadamente mil portadores de deficiência, desenvolve ações educativas e profissionalizantes.
A presidente do Fussesp anunciou ainda que pretende estender esta experiência para outras cidades e outros bairros de São Paulo. Sendo que já está definida a construção de uma nova unidade da Estação no bairro paulista de Itaquera. A nova unidade vai se chamar Estação Dom Bosco, e será construída numa área cedida pela Secretaria Estadual dos Transportes.
Na tarde desta sexta-feira, Lila Covas estará visitando projetos do Fundo Social de São Vicente, entre eles a creche municipal Judith Cunha Amorim, e um centro de educação especial que recebe auxílio do Fussesp para atender 70 crianças autistas.
A presidente do Fundo de São Vicente, Lúcia França, foi a anfitriã do evento, e recebeu como as demais presentes, de dona Lila Covas, objetos de artesanato confeccionados pelos alunos da Estação Especial da Lapa.