“Ligado” transporta alunos com deficiência na volta às aulas

Convênio prevê atender 400 passageiros em 18 meses

sáb, 15/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Junto com o início das aulas na rede estadual de ensino, a partir desta segunda, 17, começa também a operação do Serviço Especial de Transporte Conveniado – “Ligado”, das 5h às 23h. O novo serviço atenderá as pessoas com necessidades especiais, na modalidade porta a porta, por meio de convênios que poderão ser assinados com órgãos federais, estaduais e municipais em programas relacionados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer.

Nessa primeira fase o convênio foi firmado com a Secretaria de Estado da Educação. Ao todo, no segundo semestre de 2009, serão transportados no trajeto casa/escola 180 usuários. No entanto, o convênio prevê atender 400 passageiros em 18 meses. O Ligado começará atendendo 30 crianças com deficiência que frequentam as escolas da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano; 32 que são atendidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, sendo 10 delas cadeirantes; e mais 50 crianças e respectivos acompanhantes que freqüentam a Associação Amigos dos Autistas – AMA.

Como usar o serviço

O interessado em utilizar o Ligado deve entrar em contato com a escola na qual o aluno especial está devidamente matriculado. O representante do estabelecimento de ensino repassará o pedido para Coordenadoria de Educação do Governo do Estado, na unidade de sua cidade. O trajeto casa/escola (origem e destino da viagem) deverá ser na área de atuação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, ou seja, entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

A EMTU/SP é responsável pelo planejamento, organização, execução do serviço e fiscalização, além de estabelecer as regras,  diretrizes e procedimentos  operacionais. Os custos ficam a cargo das entidades que se conveniarem ao serviço.   

Operação

Pelo regulamento do serviço, os condutores de 52 veículos deverão ligar para a central de controle na EMTU/SP antes de iniciar a operação e verificar se há alguma mudança na programação, pois os pais ou responsáveis também terão acesso à central para comunicar qualquer eventualidade ou o cancelamento antecipado da viagem.

Para os alunos do ensino regular, o serviço terá um monitor contratado pelo próprio operador para acompanhar as crianças. Os freqüentadores da AMA viajarão com seus próprios acompanhantes e os da AACD terão um responsável indicado pela instituição em cada veículo.

Os motoristas, credenciados na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, passaram pelo curso de capacitação para atendimento às pessoas com deficiência do SEST/SENAT que abordou assuntos como cidadania, legislação, conceito de acessibilidade, de deficiência e doença, tipos de deficiência e regras do transporte escolar.

Os 52 veículos apresentam comunicação visual especialmente desenvolvida para o serviço e são do tipo micro-ônibus, sendo 27 deles equipados com elevador para cadeirantes. Os motoristas deverão encaminhar os carros à inspeção de frota feita pelos técnicos da EMTU/SP a cada seis meses. 

Da EMTU/SP