Lideranças sociais discutem aplicação do ECA em Mauá

O encontro foi promovido pela Rede Social SP por meio do Projeto Envolver

qui, 29/03/2007 - 18h05 | Do Portal do Governo

A cidade de Mauá sediou nos dias 27 e 28, o encontro com lideranças sociais da região para abordar os principais problemas enfrentados para o cumprir os direitos da criança e do adolescente. O encontro foi promovido pela Rede Social SP por meio do Projeto Envolver e contou com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Condeca e dos Conselhos Municipais da Região Metropolitana.

Cerca de 50 pessoas das cidades de Mauá, Piracaia, Rio Grande da Serra, Santo André e São Caetano estiveram presentes na reunião. O principal objetivo foi debater e mapear as necessidades de atendimento em prol de todas as crianças e adolescentes em situação de risco na região metropolitana.

“A integração entre todos os municípios foi algo muito importante. É interessante observarmos a necessidade das regiões e acredito que podemos realizar muitas coisas em prol desta causa”, afirmou Elizabeth Lutz, conselheira tutelar de São Caetano do Sul.

O Envolver utiliza uma metodologia composta por três etapas. O primeiro passo é a mobilização de lideranças regionais em um encontro de sensibilização e engajamento de novos participantes. No segundo encontro são diagnosticados os principais entraves ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e definido um plano para trabalho em conjunto. Em continuidade há quatro encontros de formação sobre os temas relevantes identificados durante o diagnóstico.

Para o diretor do CMDCA de Mauá, Amaury Fiovaranti Jr, a integração entre todos os setores traz o fortalecimento entre as redes, permitindo que haja articulações em defesa das crianças e adolescentes.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social