Liderança em meio ambiente rende prêmio ao governador de São Paulo

Premiação foi anunciada oficialmente por carta do governo australiano endereçada a Geraldo Alckmin

ter, 11/06/2013 - 11h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin foi vencedor da edição 2012 do prêmio South Australian International Climate Change Leadership Award, estabelecido em 2009 pela Austrália do Sul (estado australiano).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Alckmin foi agraciado pela liderança nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. A premiação foi anunciada oficialmente por uma carta do governo australiano endereçada ao governador de São Paulo.

Entre as recentes ações adotadas pelo Governo de São Paulo nesta área destacam-se o Plano Paulista de Energia, que tem como meta elevar a participação da energia renovável na matriz de São Paulo de 56% para 69% em 2020 (hidráulica, biomassa, biogás, biodiesel, etanol, solar, eólica e resíduos sólidos); a adoção do Programa Paulista de Biogás, Programa Paulista de Biocombustíveis, Atlas Eólico do Estado e Levantamento do Potencial de Energia Solar. Também adotou política fiscal com objetivo de incentivar a produção de etanol e a cogeração de energia elétrica a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar.

Outras ações

Também estão entre as principais ações a criação do Mosaico de Paranapiacaba (com 250 mil hectares), que permite melhoria da gestão das unidades de conservação e contribui para o desenvolvimento regional; do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (com 22 mil hectares) e do Mosaico Juréia-Itatins, que aumentou a área da estação ecológica em 6 mil hectares.

Em outubro de 2011, o governador lançou o Programa de Parceria para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação, que estabelece mecanismos para viabilizar a concessão de serviços de gestão e ecoturismo em unidades de conservação à iniciativa privada, ONGs, comunidades locais e eventuais consórcios para participar de editais de licitação.

Como vencedor, Alckmin terá uma área do Parque Nacional Rio Onkaparinga, localizado ao sul da cidade de Adelaide, na Austrália, batizada com seu nome.

Do Portal do Governo do Estado