Líder de facção é preso na Zona Leste com mais 17 comparsas

Quatro meses de investigação, com recursos do Serviço de Inteligência da Polícia, o criminoso foi preso por policiais da Rota, em um campo de futebol

sex, 13/04/2007 - 21h44 | Do Portal do Governo

Com a prisão de M.M., conhecido como “Da Mata”, chefe da faccão criminosa que atua no estado, a estrutura da organização sofre uma quebra significativa. A afirmação é do coronel PM Joviano Lima, comandante do Policiamento de Choque, em coletiva realizada hoje, na sede do comando, no bairro da Luz. O bandido foi levado para a sede do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado, após sua prisão, na noite desta quinta-feira, dia 12, na Vila Formosa, Zona Leste da Capital.

Foragido desde outubro de 2005, do Distrito Policial de Santa Isabel, a captura do líder criminoso é resultado de um trabalho de quatro meses de investigação realizado pelo Serviço de Inteligência da Polícia, com apoio das informações pesquisadas no Infocrim (Sistema de Informações Criminais), onde “Da Mata” foi reconhecido pelos policiais, entre as 350 mil fotos cadastradas.

Com três mandados de prisão por homicídio, o fugitivo foi preso por policiais da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), com mais 17 comparsas. Para o coronel PM Joviano, “esta prisão representa uma quebra importante na estrutura organizacional da facção. Ele transmitia as ordens para os grupos de operação de rua, e era tido como sintonia geral da organização na Zona Leste, Alto do Tietê e Guarulhos”. O comandante do Choque adiantou ainda que “Da Mata” vinha sendo acompanhado pela Polícia “por estar ligado com ataques, em março último, nas cidades de Lavínia e Mirandópolis, e pode ter responsabilidade com os ataques anteriores”.

Serviço de Inteligência da PM

De acordo com o coronel Joviano, desde 2006 a Polícia já prendeu 93 pessoas ligadas à facção. Dessas, 81 foram fruto de trabalho de inteligência. Após receber uma ligação do Comando Geral, policiais da Rota foram para o local, um campo de futebol à Rua Azevedo de Brito, na Vila Formosa, e detiveram 60 pessoas. Ao chegar ao Deic, foi confirmada a prisão de dezoito pessoas, incluindo “Da Mata”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)