Levantamento do Icesp mostra que mulher já descobre câncer mais cedo

Grupo de Mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias

qua, 14/10/2015 - 17h15 | Do Portal do Governo

Cerca de 60% das mulheres chegam ao hospital com o câncer diagnosticado ainda no estágio inicial, é o que revela levantamento do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ligado a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP. 

O estudo, divulgado no mês destinado a conscientização e combate ao câncer de mama, analisou atendimentos realizados durante um período de cinco anos, totalizando mais de 4 mil pacientes.

De acordo com a oncologista Laura Testa, o diagnóstico precoce permite tratamentos mais eficazes e menos agressivos. “Nossos números comprovam que as mulheres estão, sim, mais atentas à própria saúde, principalmente pela facilidade de acesso a informação e à prevenção, mas quando comparamos com as estimativas de países mais desenvolvidos, em que 80% dos casos são diagnosticados precocemente, percebemos que ainda há muito para avançar.”

No Icesp, o grupo de Mastologia realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias. 

Outubro Rosa
O movimento também vai colorir o hospital. Além da já conhecida iluminação do prédio de 23 andares, na movimentada Avenida Dr. Arnaldo, mais de três mil colaboradores vão receber laços rosas para usarem ao longo do mês. Os adornos foram produzidos por pacientes e pela equipe de voluntárias, durante oficinas de artesanato.  

Primeiros sinais
É importante que as pacientes, ao notar qualquer mudança no corpo, procurem ajuda médica. A realização de exames de rotina, como a mamografia, ajudam a rastrear lesões pré-malignas ou mesmo o câncer no início e é recomendada a todas as mulheres com mais de 50 anos, ou antes, dependendo dos fatores de risco e da indicação médica. 

Números da doença no Brasil
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), corresponde a 25% dos novos casos de tumores por ano, representando uma estimativa de mais de 57 mil novos casos somente em 2015.

Do Portal do Governo do Estado