Levantamento do Hospital das Clínicas alerta pais sobre hiperatividade em crianças

Patologia prejudica aprendizado e requer diagnóstico precoce

seg, 20/08/2012 - 20h44 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pelo Programa de Atendimento de Hiperatividade do Hospital das Clínicas da FMUSP alerta pais e professores para os sintomas da hiperatividade nas crianças. Se seu filho apresenta desatenção, inquietação e impulsividade, estes podem ser indícios da patologia.

A hiperatividade traz prejuízos à criança, principalmente no período escolar e não deve ser confundida com a simples agitação ou eventuais casos de bagunça. Crianças podem apresentar esporadicamente os sintomas, mas isso não quer dizer que ela seja portadora da patologia: é necessário um diagnóstico de um profissional; os sintomas têm que ser constantes; estarem presentes em ambientes diversos e com uma duração mínima de seis meses.

O tratamento mais indicado pelos médicos é o acompanhamento com um psiquiatra. Quanto mais cedo a hiperatividade for diagnosticada, menor será o prejuízo à criança. O tratamento normalmente é feito com medicamentos para estimular a atenção, já que o hiperativo presta atenção em tudo ao mesmo tempo e não mantém o foco, o que prejudica, principalmente, o aprendizado.

Do Portal do Governo do Estado