Levantamento da Saúde aponta o que mais preocupa adolescentes

Levantamento aponta a causa como o principal incômodo entre os jovens

qua, 18/03/2009 - 13h02 | Do Portal do Governo

Encarar o novo ou lidar com alguma circunstância inesperada na vida. Isto é o que mais incomoda adolescentes paulistas entre 10 aos 20 anos de idade, segundo levantamento realizado pela Secretaria da Saúde. O estudo, feito com base nos atendimentos do projeto “Dá pra atender?”, da Casa do Adolescente, aponta a causa como responsável por quase 20% das queixas entre os jovens.

A pesquisa foi realizada durante todo o ano de 2007 com 200 adolescentes, aleatoriamente selecionados, que procuraram atendimento no programa pela primeira vez. O principal objetivo do estudo é avaliar os diagnósticos mais freqüentes entre os jovens que procuram algum tipo de ajuda psicológica. 

Do total da amostragem, 100 são mulheres e 100 são homens. Em ambos os sexos, a preocupação com o novo lidera as queixas, com 18% entre as jovens e 19% entre os meninos.

Entre as adolescentes, a segunda principal queixa são os problemas de relacionamento com os pais, com 14%, seguido por depressão, com 6%, e fatores psicológicos que afetam a condição física (sobrepeso), com 5% dos problemas entre as meninas.

Já entre os meninos, a segunda principal preocupação são os transtornos de aprendizagem, somando 18%. Os problemas de relacionamento com pai e mãe vêm logo depois, com 15%, seguido por problemas acadêmicos, com 14%, e por último o chamado transtorno desafiador opositivo (comportamento negativista, hostil), com 10%.

“Conflitos internos e insegurança para enfrentar novos desafios são naturais nessa fase da vida, mas é preciso dar espaço para que os jovens falem e se expressem sobre esses assuntos. Trabalhar o lado emocional é fundamental para orientar os adolescentes”, avalia Lia Pinheiro, coordenadora da pesquisa.

O projeto “Dá pra atender” realiza um trabalho de “emergência” para ajudar adolescentes com dúvidas e questionamentos mais urgentes. Composto por um grupo de psicólogos, o serviço é gratuito e não é necessário agendamento para participar das reuniões. Os atendimentos acontecem às segundas e quintas-feiras, das 13h às 17h.

A Casa do Adolescente está localizada na Rua Ferreira de Araújo, 789 – Pinheiros.
 
Secretaria de Estado da Saúde