Lesões atingem 90% dos que praticam esporte sem orientação

Pesquisa da Saúde aponta que os principais problemas são torções nos joelhos e tornozelos

qui, 26/02/2009 - 20h07 | Do Portal do Governo

A falta de condicionamento físico e ausência de orientação médica têm levado muita gente que pratica esportes de forma inadequada para o hospital. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria da Saúde com base em dois mil atendimentos realizados em 2008 no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga, na capital paulista.

Dos pacientes que procuraram a unidade, a maioria homens, 90% já chegaram lesionados ou com algum tipo de problema de saúde relacionado à prática do  esporte. A maior parte dos casos são torções nos joelhos ou tornozelos, responsáveis por 70% dos atendimentos. Em segundo lugar aparecem os problemas de coluna, seguidos das lesões musculares, além de problemas articulares e doenças cardíacas.

A recomendação da Secretaria para quem deseja iniciar atividade esportiva é procurar antes um médico para realizar os exames físicos e sorológicos. Isso é fundamental para avaliar se o paciente não possui nenhum tipo de problema nas articulações, músculos e ossos, e se está bem de saúde de maneira geral.

“Quase ninguém segue essas orientações como um primeiro passo para o que deveria ser uma vida mais saudável. Se as pessoas tivessem o hábito de realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de esportes, muitas lesões graves e até sérios problemas cardíacos que os pacientes venham a ter, poderiam ser evitados”, diz Ricardo Galotti, médico responsável pelo ambulatório.

Segundo o especialista, além da falta de orientação médica, normalmente os praticantes de esporte não adotam os devidos cuidados na hora de escolher roupas e calçados adequados (veja outras dicas abaixo). Quem deseja iniciar alguma atividade física ou esportiva e quer seguir as recomendações médicas pode procurar o setor de marcação de consultas no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga. A unidade funciona toda quinta-feira, das 9h às 14h. O endereço é Avenida Nazaré, 28 – Ipiranga.

Dicas antes de iniciar qualquer atividade física

  • Procure um médico e realize todos os exames físicos e sorológicos
  • Entre os exames mais comuns estão o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e os sorológicos
  • Procure se aquecer e se alongar corretamente antes e depois dos exercícios;
  • Use calçados e roupas adequadas de acordo com o esporte que será praticado;
  • Se for praticar corrida, utilize calçados que tenham amortecedores. Eles ajudam a diminuir o impacto e evitar possíveis lesões

Da Secretaria da Saúde