Ler e Escrever encerra inscrições na próxima semana

Instituições de ensino superior de todo o Estado podem aderir ao projeto

qui, 22/01/2009 - 10h09 | Do Portal do Governo

As inscrições para o programa Ler e Escrever, da Secretaria da Educação, entram na reta final. A pasta encerra na próxima semana, em 30 de janeiro, a possibilidade de instituições de ensino de todo o Estado aderirem ao projeto, que neste ano chega a cidades do interior e litoral paulista. Entre outros pontos, o Ler e Escrever coloca um professor auxiliar em salas de aula de 1ª série do Ensino Fundamental na rede estadual.

Já implantado na Grande São Paulo (incluindo a capital), o programa é realizado em parceria com instituições de ensino públicas ou privadas, que oferecem cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ou Letras, com habilitação para Magistério, sempre com alunos cursando a partir do segundo semestre.

Depois de inscrita a universidade será a vez dos alunos, que deverão se inscrever após definidas as instituições. Até o momento, 30 instituições de ensino se cadastraram. Para participar é preciso apresentar um plano de trabalho – a Secretaria está avaliando os planos destas 30 cadastradas.

Além do professor auxiliar, o Ler e Escrever tem recuperações e materiais específicos para uso em sala de aula. Define pagamento à universidade participante de R$ 500 por mês por classe atendida (por professor).

“Uma das 10 metas da Secretaria, até 2010, é alfabetizar todos os alunos de 8 anos. O Ler e Escrever é a peça-chave nesta iniciativa”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para se inscrever as instituições de ensino devem acessar o site www.escolapublica.fde.sp.gov.br ou comparecer, das 8h30 às 17h, à sede da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), na Avenida São Luís, nº 99, 15º andar, no centro da capital.

Da Secretaria da Educação