Lembo vistoria as obras de extensão da linha C da CPTM

O ramal será estendido da estação Jurubatuba até o Grajaú, no extremo sul da Capital

sex, 02/06/2006 - 12h24 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo vistoriou na manhã desta sexta-feira, dia 2, as obras de extensão da linha C da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Osasco a Jurubatuba, na região de Santo Amaro.

O ramal será estendido da estação Jurubatuba até o Grajaú, no extremo sul da Capital. A ampliação vai criar três novas estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú. Com esse incremento, a linha C passa a ter 32,8 quilômetros e salta de 15 para 18 estações. O projeto está orçado em R$ 230 milhões. Serão construídos mais 8,5 quilômetros  de trilhos e recuperados 24 carros.

O novo ramal ferroviário vai melhorar o transporte da população que transita pelos bairros de Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros, Grajaú e Interlagos. “Esta é uma inclusão social pelo bom transporte”, afirmou o governador. A extensão atenderá aos mais de 550 mil moradores da região.

A estação Jurubatuba, que recebeu investimentos de R$ 7 milhões do Governo do Estado, está sendo totalmente reformada e sua inauguração está prevista para o final de julho. A estação Autódromo deve ser inaugurada em outubro.

A futura Estação Grajaú, prevista para entrar em funcionamento em março de 2007, estará integrada ao Terminal de Ônibus do Grajaú, o segundo maior da Capital. A linha está integrada à Linha Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) do Metrô, e em 2008, terá também integração com a nova Linha Amarela (Luz-Vila Sônia).

A estimativa é de que o novo trecho acrescente 80.000 novos usuários por dia ao sistema de trens. As obras de extensão da linha Osasco a Jurubatuba estão gerando cerca de 1.500 empregos, entre diretos e indiretos.

Esta obra faz parte dos 47 projetos estratégicos do Governo do Estado.