Lembo visita Palácio Campos Elíseos e museus do centro da capital

Palácio Campos Elíseos está sendo restaurado e seu acervo artístico poderá ser exposto no Palácio dos Bandeirantes

sáb, 19/08/2006 - 15h24 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou, neste sábado, 19 de agosto, o Palácio Campos Elíseos e os museus da Energia e da Arte Sacra, todos na região central da capital.

O Palácio Campos Elíseos, localizado na Avenida Rio Branco, está sendo restaurado. A obra encontra-se em fase de prospecção, na qual são realizados estudos e pesquisas da construção. É nessa etapa que se verifica, por exemplo, as diversas camadas de tinta utilizadas nas paredes e detalhes do prédio, até se chegar às cores originais. É uma espécie de mapeamento da obra. 

O governador vistoriou as obras e também o acervo artístico do Palácio Campos Elíseos. “Felizmente vimos que o acervo está muito bem preservado”, afirmou. Lembo informou que está sendo estudada a possibilidade de inaugurar uma exposição com o acervo do Campos Elíseos no Palácio dos Bandeirantes, no dia 7 de setembro. “É para que todos os que visitem o Palácio possam ver essas obras clássicas brasileiras, do barroco brasileiro e algumas obras até greco-romanas. Acho muito interessante que todos nós possamos saber de nosso acervo histórico e cultural”, destacou.

O Palácio Campos Elíseos é uma obra do início do século 20. Foi sede do governo estadual, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e residência de governadores por 54 anos.

O prédio foi construído pelo exportador de café Elias Antônio Pacheco Chaves para ser sua residência e foi vendida ao governo do Estado em 1911. Os governadores Washington Luís, Armando de Salles Oliveira, Ademar de Barros e Jânio Quadros viveram e despacharam no Campos Elíseos. Em 1965, a sede do Governo foi transferida para o Palácio dos Bandeirantes.

O projeto de construção foi elaborado entre 1890 e 1892, pelo arquiteto Matheus Häussler, e as obras, executadas em 1896 e 1897, foram dirigidas pelo arquiteto Hermann von Puttkamer, responsável pelo traçado de todo o bairro de Campos Elíseos. O Palácio sofreu diversas reformas e um grande incêndio e, agora, será restaurado.

Museu de Arte Sacra

Neste sábado, o governador também esteve no Museu de Arte Sacra, onde visitou a exposição ‘Arte Sacra de Petros’, com obras do artista mineiro Hélio Petros, dos séculos XX e XXI. O artista tem hoje 63 anos e faz uma releitura do barroco, com peças que podem ser consideradas neo-barroco. “Ele desfaz a densidade dramática do barroco dos séculos XVII e XVIII, buscando a leveza do rococó”, explica o monitor do museu, Antonio Marques.  A mostra, que terminaria em 18 de junho, foi prorrogada por tempo indeterminado e ainda pode ser vista pela população. 

Lembo também esteve na sala da taipa, onde é possível ver a técnica de construção do prédio, no século XVIII, a taipa de pilão. Lá estão expostos objetos que pertenceram ao Frei Galvão. Visitou o Presépio Napolitano e a mostra de miniaturas de presépios.

Composto por 1.620 peças, o Presépio Napolitano do século XVIII foi doado ao museu por Ciccillo Matarazzo e está exposição permanente na antiga “Casa do Capelão”, dentro do complexo do Mosteiro.

Durante a visita a essa área, o governador confessou que coleciona presépios. Ao longo de 25 anos, ele montou uma coleção com cerca de 100 presépios. 

Localizado no Mosteiro da Luz, fundado e construído em taipa de pilão por Frei Galvão por volta de 1774, o Museu da Arte Sacra é considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas. São mais de 4.000 obras de arte religiosa no acervo, entre imaginária sacra, retábulos, oratórios, objetos litúrgicos e livros raros dos séculos XVI ao XX.

Cíntia Cury