Lembo recebe reitores de universidades paulistas

Governador e reitores da UNESP e UNICAMP conversaram sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

ter, 26/12/2006 - 18h54 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu para uma audiência nesta terça-feira (26/12), no Palácio dos Bandeirantes, Marcos Macari e José Tadeu Jorge, reitores da Unesp e Unicamp respectivamente. O assunto em pauta foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A lei prevê o aumento do percentual destinado às universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp, para 10%. Hoje, este percentual é de 9,57%. De acordo com os reitores, o acréscimo seria necessário para que haja o aumento no número de vagas nas universidades paulistas. “Precisamos expandir o ensino superior público no Estado. Para isso, é preciso mais recursos na área da Educação”, afirmou Marcos Macari. A lei já foi aprovada na Assembléia Legislativa, mas ainda depende de sanção governamental.

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge teme não haver tempo hábil para aprovação da medida, já que existe um prazo de 30 dias após a aprovação na Assembléia. “É um tempo curto, mas estou otimista com a sanção da LDO pelo governador Cláudio Lembo ou José Serra. Ambos são professores e, portanto, sensíveis com a área educacional”, destacou.

Segundo estimativa da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, o aumento do percentual representaria um acréscimo de cerca de R$ 300 milhões por ano para o funcionamento da USP, Unesp e Unicamp.