Lembo recebe o novo embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute

Embaixador manifestou o interesse em estreitar as relações com o Estado de São Paulo

ter, 28/11/2006 - 15h41 | Do Portal do Governo

São Paulo foi o primeiro Estado a ser visitado pelo novo embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute. Ele foi recebido pelo governador Cláudio Lembo, que ofereceu um almoço nesta terça-feira, dia 28, no Palácio dos Bandeirantes. O embaixador estava acompanhado pelo cônsul-geral da França, Jean-Marc Gravier.

Durante o almoço, eles conversaram sobre diversos assuntos, como a atual situação da França, política e a eleição, que será realizada em 2007.

Sobre Relações Bilaterais França-Brasil, eles comentaram os aspectos econômicos, investimentos, exportação e importação. O embaixador manifestou o interesse em estreitar as relações com o Estado de São Paulo e destacou que muitos empresários franceses possuem interesse em realizar novos investimentos no Estado.

O embaixador elogiou, ainda, a iniciativa do Governo paulista pela penitenciária exclusiva para estrangeiro. A unidade está localizada no município de Itaí, a 290 quilômetros da Capital. 

O Estado de São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 730 são homens; e 190 são mulheres. Só os homens irão para Itaí. Entretanto, aqueles considerados perigosos em penitenciária de segurança máxima, ou os que cumprem pena em regime disciplinar diferenciado (RDD), continuarão detidos onde estão. Caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. Já as estrangeiras detidas no Estado continuarão distribuídas nos presídios femininos do sistema penitenciário paulista.

Em maio deste ano, o governador Cláudio Lembo participou da reunião com a delegação da região de PACA – Provence-Alpes-Côte d’Azur, da República da França. A reunião teve como objetivo fomentar negócios entre empresários franceses e paulistas e aprofundar os laços de cooperação científica, tecnológica e acadêmica.