Lembo prestigia última missa de Dom Cláudio na Catedral da Sé

Cardeal foi nomeado pelo papa Bento 16 para assumir, no Vaticano, o posto de prefeito da Congregação para o Clero

dom, 26/11/2006 - 19h45 | Do Portal do Governo

Apesar do mau tempo, milhares de fiéis compareceram na Catedral da Sé, na tarde deste domingo, dia 26, para assistir a última missa celebrada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, que embarca no próximo dia 2 de dezembro para Roma.

O cardeal foi nomeado pelo papa Bento 16 para assumir, no Vaticano, o posto de prefeito da Congregação para o Clero, em substituição ao colombiano Dario Castrillon Hoyos, que renunciou o cargo ao completar 75 anos.

O novo posto terá como principais funções cuidar da formação intelectual permanente do clero, promoção e formação religiosa dos fiéis, sugerir causas de beatificação e canonização, administrar bens eclesiásticos e conceder dispensas do sacerdócio.

“Ficamos felizes que o nosso Papa tenha escolhido um da nossa igreja católica de São Paulo para uma missão tão importante e difícil que é preservar o rebanho de forma fiel aos princípios e valores da igreja católica”, disse o governador Cláudio Lembo.

O governador destacou o papel relevante de Dom Cláudio Hummes no Brasil. “Como foi bom conviver com Dom Cláudio nos momentos difíceis da história religiosa e da história do Brasi. Ele sempre foi o confessor e o orientador. Foi sempre um homem que nos estendeu a mão e nunca abandonou um filho, qualquer que fosse a posição que adotasse. Portanto, estamos na nossa Catedral da Sé para dizer muito obrigado a Deus por mais essa sua presença real entre nós”, observou.

Lembo finalizou manifestando a certeza de que Dom Cláudio terá um desempenho essencial junto a Santa Sé, na proteção ao povo brasileiro, notadamente às camadas mais humildes da população. “Estamos convictos que o senhor será indiscutivelmente aquele que ligará as qualidades e os valores da igreja católica no Brasil. O senhor será o nosso representante, em Roma, junto com aquele que o nosso pai maior, o papa Bento 16”.

Emocionado, Dom Cláudio Hummes agradeceu todos os fiéis e disse estar feliz com a nova missão. “Sou muito grato a Deus pelo tempo que ele me deu aqui em São Paulo, onde desempenhei o sacerdócio há mais de 30 anos”.

Um dos nomes citados para assumir a Arquidiocese de São Paulo é Dom Odilo Pedro Scherer, secretário-geral da CNBB, que aos 57 anos, foi bispo de dom Cláudio Hummes em São Paulo e fez mestrado e doutorado em teologia pela Pontifica Universidade Gregoriana de Roma.

Além do governador Cláudio Lembo, diversos políticos e artistas acompanharam a missa.