Lembo participa de sessão solene na Assembléia Legislativa

Evento marcou a revitalização do plenário Juscelino Kubitschek

ter, 28/11/2006 - 21h19 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na tarde desta terça-feira, dia 28, de sessão solene na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) em comemoração a revitalização do plenário Juscelino Kubitschek. A Alesp investiu mais de R$ 1 milhão no espaço que vai permitir aos deputados registrar seus votos no painel eletrônico através da impressão digital.

O plenário Juscelino Kubitschek teve instalações elétricas modernizadas, recebeu novo mobiliário e sofreu reparos em sua estrutura. A concepção arquitetônica é de autoria de Adolpho Rubio Morales, escolhido após concurso para criação do Palácio 9 de Julho em 1968.

Além da reinauguração, Lembo acompanhou o ato simbólico de revogação de mais de sete mil leis promulgadas entre 1947 e 1972. O governador destacou em seu discurso, a harmonia existente entre os poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo em São Paulo.

“O Poder Legislativo nos últimos anos se alterou profundamente. Eu vejo deputados aqui percorrendo todo o Estado de São Paulo ouvindo a população. Isso acabou com a elaboração do orçamento que antes era feito no interior de gabinetes pelos tecnocratas. A sociedade civil está sendo ouvida”, observou o governador. “A entrega deste novo espaço físico representa a mudança ocorrida pela Assembléia nos últimos anos. Isso foi um enorme avanço”, completou Lembo. Ele disse também ter muito orgulho do Parlamento de São Paulo.

O presidente da Alesp, deputado Rodrigo Garcia, disse que a entrega do plenário Juscelino Kubitschek representa mais uma etapa do processo de modernização do Legislativo. Ele citou como exemplo a atualização da Constituição Estadual ocorrida em fevereiro, a revogação de leis e a construção do anexo do prédio que vai abrigar no futuro os gabinetes dos parlamentares. “É um dia de festa, pois o plenário sempre foi palco das mais importantes decisões de nosso Estado”, avaliou Garcia.

Já o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que a reforma do plenário Juscelino Kubitschek representa uma conquista para a sociedade. “A democracia precisa de instrumentos e esse plenário simboliza bem a luta de idéias que sempre foi travada aqui”, disse o prefeito.

Participaram da solenidade o secretário da Casa Civil, Rubens Lara, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, o secretário da Habitação, Márcio Bueno, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limongi, o procurador Geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Histórico

O Palácio Nove de Julho foi inaugurado em janeiro de 1968, ano que São Paulo comemorava o seu 414º aniversário. O nome foi uma forma de homenagear o Movimento Constitucionalista de 1932 e o dia da promulgação da Constituição Estadual de 1947. O projeto arquitetônico segue a escola modernista influenciada pelo estilo do arquiteto Oscar Niemeyer.

O plenário foi inaugurado pelo então governador Abreu Sodré, que presidira a Assembléia de 1960 a 1963. O Palácio 9 de Julho é a 4 sede do Legislativo paulista. Desde sua instalação em 1835, a sede passou pelo Colégio dos Jesuítas, no atual Pátio do Colégio, pelo Casarão João Mendes e pelo Palácio das Industrias, no Parque D. Pedro II.

Cleber Mata