Lembo participa de lançamento da Coleção Paulística

Coleção de livros foi publicada pela Imprensa Oficial

qua, 13/12/2006 - 15h53 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quarta-feira, dia 13, do lançamento de A Paulística, reedição de volumes atualizados da coleção com o mesmo título, lançada originalmente no século XX, que trata da história de São Paulo, bem como sua formação e cultura.

“Eu fico muito orgulhoso e feliz de ter passado pelo Governo de São Paulo e ter encontrado gente tão boa pensando a cultura brasileira e, acima de tudo, as tradições paulistas. Precisamos preservar as nossas tradições, ou perderemos a identidade”, destacou Cláudio Lembo.

Nesta quarta-feira, na Livraria da Imprensa Oficial, foram relançados três volumes da coleção Paulística. No Tempo dos Bandeirantes, de Belmonte (352 páginas), Dicionário da História de São Paulo (672 pág.), de Antonio Barreto do Amaral, e Vida e Morte do Bandeirante (271 pág.), de Alcântara Machado.

Esses volumes tiveram sua última edição entre as décadas de 1970 e 1980. A reedição revista e atualizada possui cinco volumes (os outros dois serão lançados nos próximos meses) e também aborda a história dos municípios do Estado e de algumas de suas personalidades mais marcantes. Os exemplares foram produzidos por grandes escritores da prosa paulista e cobrem desde a saga dos Bandeirantes até a história dos teatros paulistas.

“Esta coleção é realmente excepcional, foi um trabalho muito desgastante para recolher tudo e relançar. Mas o Dicionário da História de São Paulo, que é de época, traça um conteúdo que os paulistas já não conhecem”, lembrou o governador.

  No momento do discurso, Lembo brincou com a platéia ao dizer que, quando deixar o Governo, comandaria um grupo de pressão para que houvesse a continuidade no resgate das coleções. “Montarei esse grupo de pressão para que as obras continuem. Elas são importantíssimas para São Paulo”, disse.

O presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alqueres destacou a qualidade das publicações e falou sobre o lançamento dos próximos volumes. “A idéia é, nos próximos meses, lançar mais dois volumes da Paulística e fazer toda uma programação de resgate desses grandes livros que contam a história de São Paulo e que precisam ser conhecidos por estudantes, historiadores e pelo público que tem interesse no nosso Estado”, falou.

Manuela Sá