Lembo participa de homenagem pelo Dia de Finados

Ato religioso foi realizado no Mausoléu da Polícia Militar

qui, 02/11/2006 - 11h39 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 2, Dia de Finados, da missa em homenagem aos policiais militares que morreram em serviço. O ato religioso foi realizado no Mausoléu da Polícia Militar e da Guarda Civil, localizado no Cemitério do Araçá.

“Essa homenagem é para todos que morreram lutando e trabalhando firmemente na cidade e no Estado de São Paulo. Portanto, hoje é um dia de tristeza e de lembrar daqueles que lutaram por nós”, disse o governador. 

O mausoléu da PM foi concluído em 1974. Atualmente, seu ossário tem os despojos de 113 policiais, além de outros 15 PMs sepultados.

O local possui uma praça cívica, com 16 estátuas representando as Campanhas Gloriosas da Corporação; área destinada às cerimônias religiosas; 270 boxes para ossários; 3 subsolos, contendo 242 gavetas para ataúdes; e escadas de acesso aos subsolos e elevador para condução do ataúde.

O Mausoléu da Guarda Civil foi construída em 1956. Atualmente, 11 policiais estão sepultados no local.

   Participaram da homenagem Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo), coronel da PM Elizeu Éclair Teixeira Borges (comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo), entre outras autoridades.

Dia dos Finados

O Culto aos Mortos é uma das mais antigas celebrações. Ela surgiu no Oriente, por um Abade, que no ano 998, estabeleceu esta comemoração solene para orar por aqueles que estavam no purgatório.

No Ocidente, no século XIV, Roma aceitou esta celebração, que se estendeu a toda cristandade. Os Cristãos, primitivamente recordavam em seus lares, seus entes queridos já falecidos.

Depois, pouco a pouco, esse culto doméstico foi se transformando numa festa mais abrangente.

Por isso foi dedicado um dia no ano, o dia de hoje, 2 Novembro, Dia de Finados, para orar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezavam e dos quais poucos lembravam.

Além de participações nos atos religiosos, a data proporciona uma profunda reflexão sobre a morte e o cumprimento de deveres com a memória de nossos parentes e amigos que já morreram.

Visitas

Hoje, os 22 cemitérios e um crematório de São Paulo devem receber 2,5 milhões de visitantes nesta quinta-feira.

Os cemitérios permaneceram abertos das 7h às 19h. Após o feriado o funcionamento normal é das 7h às 18h.