Lembo participa de cerimônia do 94º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio

No evento, governador se encontrou com presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva

ter, 07/11/2006 - 1h40 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva participaram na noite desta segunda-feira, dia 6, de um jantar em comemoração ao 94º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil. O evento aconteceu no Jardim Europa, zona Sul da Capital e contou também com a presença do governador reeleito do Espírito Santo, Paulo Hartung, além de deputados, senadores, artistas e empresários brasileiros e portugueses.

Lembo foi recepcionado pelo presidente da Câmara Portuguesa, Antonio José Louçã Pargana e por membros da diretoria da entidade. Durante a cerimônia, o presidente do grupo Banif, Horácio da Silva Roque, foi homenageado com o prêmio “Personalidade do Ano 2006”.

Em seu discurso, o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco, destacou a importância da relação comercial entre os dois países.

“Os mais recentes números demonstram que aplicamos no Brasil vultuosos investimentos. Hoje somos um País exportador de capital e o trabalho da Câmara Portuguesa aqui no Brasil tem sido fundamental para que tenhamos êxito em nossas missões”, comentou o presidente português.

Dados da Câmara de Comércio revelam que desde 2002, foram aplicados pelos portugueses no Brasil cerca de US$ 10 bilhões. O saldo da balança comercial entre os dois países no período de janeiro a junho deste ano é positivo para o Brasil em US$ 300 milhões. Entre as principais matérias primas exportadas pelo Brasil estão combustíveis, aço, madeira e carvão vegetal.

O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Antônio Pargana, ressaltou que a instituição foi criada em 1912 com a proposta de fomentar as atividades comerciais entre Brasil e Portugal. Segundo ele, o comércio luso-brasileiro cresceu 52,9% nos últimos anos. “É um sinal de vitalidade. Estamos no caminho certo”, comemorou Pargana.

Entre os presentes na cerimônia estavam o senador da República, Romeu Tuma, os deputados federais Arnaldo Madeira (PSDB-SP), Rita Camata (PMDB-ES) e o chefe da Casa Civil de Portugal, José Nunes Liberto.

Cleber Mata