Lembo participa da solenidade de implantação de Teleaudiência no TRF

Governo do Estado investiu R$ 1,6 milhão no aluguel de salas com equipamentos adaptados para quatro pontos de teleaudiências da Justiça Federal

qua, 13/12/2006 - 18h27 | Do Portal do Governo

Agilizar o andamento dos processos jurídicos criminais, minimizar os riscos com transporte de presos; diminuir os gastos com escoltas, além de liberar parte do efetivo de policiais militares para atuar junto à comunidade. Essas são as principais metas da Teleaudiência, implantada nesta quarta-feira, dia 13, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF). O governador Cláudio Lembo assistiu a simulação do funcionamento do sistema.

“Esse trabalho é perfeito. Fico feliz por São Paulo e o Brasil estar começando a compreender novas formas de combate a violência”, disse Lembo. Ele destacou que a violência está na escolta onde os policiais e a sociedade são vítimas de criminosos. “Portanto, temos que evitar tudo isso e fazer com que haja sempre uma disciplina de uma retidão de conduta”, completou.

O governo do Estado investiu R$ 1,6 milhão no aluguel de salas com equipamentos adaptados para quatro pontos de teleaudiências da Justiça Federal que estão instalados no fórum Federal de Guarulhos, no fórum Federal Criminal de São Paulo, na penitenciária Adriano Marrey e de Itaí, no interior do Estado. Esses novos quatro pontos vinculados a Justiça Federal, também poderão ser operados em conjunto aos outros 12 já existentes no âmbito da SAP.

Dados da secretaria apontam que de agosto de 2005 a novembro de 2006, entre interrogatórios e audiências foram realizadas 1311 tele-audiências.

O secretário da Administração Penitenciaria, Antônio Ferreira Pinto, destacou a demanda das locomoções no cotidiano do sistema prisional de São Paulo. “Somente na Capital são feitas 500 movimentações diárias de presos para atender as requisições judiciais. No Estado, há uma média de 7,2 mil escoltas semanais”, explicou.

Participaram da solenidade a presidente do TRF da 3ª Região , Diva Malerbi e o coordenador do Fórum Criminal da Justiça Federal.