Lembo participa da inauguração da galeria de fotos dos ex-secretários do Meio Ambiente

Durante a cerimônia foi realizado uma homenagem ao professor José Goldemberg, que dirige a secretaria há 5 anos

qua, 20/12/2006 - 21h31 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta quarta-feira, dia 20, da inauguração da galeria de fotografias dos ex-secretários estaduais do Meio Ambiente, na sede da secretaria, Zona Oeste da Capital. As fotografias, que medem 60 cm x 40 cm, estão expostas no hall do auditório Augusto Ruschi.

Durante a cerimônia foi realizada uma homenagem ao professor José Goldemberg, que dirige a pasta há 5 anos. Ele lembrou um pouco da história da secretaria no Estado de São Paulo. “Esses 20 anos mostram que o meio ambiente não é um obstáculo ao desenvolvimento e nosso trabalho é dissipar esses preconceitos e dar condições sustentáveis para o bem estar das pessoas”, disse Goldemberg,  que recebeu de presente um quadro com uma orquídea e fotos de vários momentos da sua gestão.

Em seu discurso, o governador elogiou as ações do secretário Goldemberg à frente da secretaria. “É acima de tudo um homem que com muito equilíbrio e tranqüilidade, avançou e impôs padrões. E eu espero que o futuro secretário tenhaa mesma coragem de ser afirmativo e dizer que o meio ambiente é fundamental”, comentou o governador.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, o presidente da Cetesb, Otávio Okano, o presidente da Fundação Florestal, Paulo Nogueira Neto, entre outras autoridades.

Na galeria inaugurada hoje estão registrados os seguintes secretários:

· José Pedro de Oliveira Costa (março/86 a março/87)

· Jorge Wilheim (março/ 87 a março/91)

· Alaôr Caffé (março /91 a julho/92)

· Edis Milaré (julho/92 a dezembro/94)

· Fábio Feldmann (janeiro/95 a abril/98)

· Stela Goldenstein (abril/98 a fevereiro/99)

· Ricardo Tripoli (fevereiro/99 a janeiro/02)

Criada em março de 1986, a secretaria do Meio Ambiente, tem entre suas atribuições a preservação de 3,3 milhões de áreas verdes primitivas que recobrem o Estado. Ainda gerencia 700 quilômetros de litoral, administra  uma centena de unidades de conservação e protege a fauna ameaçada.

Cuida também da qualidade do ar, das águas e do solo, além de promover e educação ambiental, fiscalizar desmatamentos e licenciar distritos industriais.

Carlos Prado