Lembo participa da implantação de núcleo da Frente de Trabalho Especial

Programa vai atender 520 moradores de rua ou albergados

qui, 07/12/2006 - 13h21 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 7, no Arsenal da Esperança, do início da implantação do núcleo Frentes de Trabalho Especial para 520 albergados.

  Criado em 2004, o Programa Frentes de Trabalho Especial foi criado logo após a morte de sete moradores de rua, ocorrido em agosto de 2004. Trata-se de uma extensão do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, adaptado às necessidades dos moradores de rua ou albergados.

Cada bolsista irá receber R$ 210 e bolsa–alimentação de R$ 46,64, por meio de cartões magnéticos. Para os albergados a mais de 3,5 quilômetros da Frente de Trabalho, é fornecido o vale-transporte. Desde a sua implantação, o programa já atendeu 1.055 pessoas. 

O objetivo dessa iniciativa é o de reintegrar albergados e moradores de rua ao mercado de trabalho e, por conseqüência, reintegrá-los ao convívio social e com a família.

Como funciona

Os bolsistas trabalham quatro dias da semana nas entidades que estão filiados e um dia da semana participam de cursos. Recebem também orientação para o mercado de trabalho, apoio psicossocial e orientação para uso do dinheiro.

Os cursos oferecidos são: jardinagem, culinária, elétrica, cabeleireiro, recepcionista, auxiliar de escritório, operador de telemarketing, informática e pintor de parede.

Frente de Trabalho

O Programa Frente de Trabalho foi criado em 1999 pelo Governo paulista. Tem como objetivo reintegrar o trabalhador desempregado da Região Metropolitana de São Paulo, por meio de atividade produtiva e de cursos de qualificação profissional. Desde a sua implantação até novembro de 2006, o Programa já atendeu mais de 305 mil bolsistas. Destes, 98.857 são homens e 206.829 são mulheres.

Arsenal da Esperança

O Arsenal da Esperança atende atualmente 1.150 homens. “Aqui não é um abrigo, mas uma casa acolhedora que ajuda as pessoas a resgatar a dignidade e a auto-estima, que, por algum motivo, um dia tiveram seus sonhos destruídos”, disse Gian Franco Melino, coordenador do local.

O Arsenal da Esperança, localizado no bairro do Brás, região central de São Paulo, existe há dez anos e conta com uma verba mensal da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). No local também há um Restaurante Bom Prato, que oferece comida a um real, e o Acessa São Paulo, que tem como objetivo combater a exclusão digital. 

Participaram do evento os secretários estaduais Walter Caveanha (Emprego e Relações do Trabalho), Rogério Amato (Seads) e o padre Júlio Lancelotti.