Lembo participa da formatura dos cadetes da Academia do Barro Branco

Governador foi paraninfo da turma

sex, 15/12/2006 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo está recebendo mais 141 aspirantes a oficiais. Nesta sexta-feira, dia 15, o governador Cláudio Lembo foi paraninfo da turma de cadetes da Academia do Barro Branco, que fica no bairro da Água Fria, Zona Norte da Capital. Na ocasião, Lembo entregou a Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Durante a solenidade foram entregues as espadas – símbolo do oficialato – aos formandos. A turma é integrada por 130 homens e 11 mulheres. O governador elogiou a nobreza de sentimentos daqueles que optaram por uma profissão que visa proporcionar respeito e cidadania à população. “Que bom que São Paulo tem uma Polícia Militar competente. Essa farda representa dignidade e nobreza. Ela tem um valor de uma instituição, de um corpo permanente de dignidade. Eu tenho certeza que vocês irão honrá-la”, disse o governador.  

Os formandos passaram, em 2002, por vestibular realizado pela Fuvest para o Curso de Formação de Oficiais. Eles receberam mais da 6 mil horas de aulas, com matérias nas áreas jurídica, administrativa, policial, além de treinamento de campo.

Nesta sexta-feira, os formandos deixam de ser cadetes e passam a ser aspirantes a oficiais. Durante um ano, eles realizarão treinamento na rua com todas as atribuições de comando, vivenciando situações reais de atendimento a ocorrências e recebendo permanente avaliação. Após esse período, alcançam a patente de segundo tenente PM.

Os 141 novos aspirantes a oficiais deverão ser distribuídos pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC) e Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), para cobertura de área. O salário inicial será de R$ 2.600,00.

Ordem do Ipiranga

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e a seu povo. “Pela primeira vez na história, a Polícia Militar recebeu a Ordem do Ipiranga. “Quis com este ato, praticamente ao final do meu governo, dizer que me orgulho da minha Polícia Militar”, destacou.

Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo. O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.

Academia da Polícia Militar do Barro Branco

Criada em 1910, com a denominação de Companhia Escola da Força Pública, a Academia da Polícia Militar do Barro Branco passou a ter este nome em 1978. Tradicional estabelecimento de ensino superior da PM destina-se a formar oficiais. Após quatro anos de curso, os formandos saem com o posto de aspirante a oficial.

Macedo Júnior