Lembo participa da entrega do Prêmio Exporta São Paulo

Em discurso, governador destacou a competição desleal sofrida por produtos brasileiros contra produtos de origem asiática

seg, 11/12/2006 - 21h11 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta segunda-feira, dia 11, da entrega do Prêmio Exporta São Paulo, promovido pela Associação Comercial da Capital (ACSP), em um hotel no bairro Bela Vista, região central da cidade.

O principal objetivo da premiação é estimular os industriais paulistas a participar de operações que incentivem a exportação de seus produtos. Ao todo, 33 empresas foram contempladas nas 18 regiões da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Durante discurso, o governador Cláudio Lembo destacou a importância de incentivar, sobretudo, o médio e o pequeno exportador com premiações. Ele falou também, da concorrência desleal enfrentada pelos empresários brasileiros que assistem a invasão de produtos de origem asiática no País.

“Simplesmente abriram as nossas fronteiras e destruíram a nossa indústria, que se torna obsoleta”, afirmou. “E além do mais os produtos brasileiros concorrem com mercadorias que são produzidas, muitas vezes, desrespeitando direitos sociais e garantias de direito ao trabalhador. O trabalhador, em alguns locais, tem um ritmo de escravo. Felizmente, nós no Brasil temos direitos sociais e os preservamos”, comparou o governador.

Lembo comentou, ainda, sobre a necessidade de investir-se na infra-estrutura para impulsionar as exportações. “Não temos estrutura logística nos céus do Brasil. Não temos portos com capacidade de exportar e importar. Portanto, estamos em uma cerimônia cívica diante de heróis que apesar das dificuldades ainda exportam”, frisou.

Na mesma cerimônia, Lembo autorizou o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, a assinar protocolo de intenções entre a ACSP e a São Paulo Chamber of Commerce, com o propósito de desenvolver o projeto “Exportar São Paulo”.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro, informou que o Estado registra aumento em suas exportações nos últimos anos. De acordo com ela, entre 2003 e 2004, São Paulo obteve um crescimento de 35% em suas exportações. “Os números demonstram que trilhamos o caminho certo”, observou Maria Helena.

Já o presidente da Associação Comercial, Guilherme Afif Domingos, lamentou o fato de o governo brasileiro ter dado a China o status de economia de livre mercado. Segundo ele, o ato refletiu em perdas para vários segmentos da cadeia produtiva nacional. “Temos políticas pouco favoráveis e com essa postura a indústria brasileira foi penalizada mais uma vez”, avaliou Afif.

O prêmio recebido por 33 empresas, integra o conjunto de cooperação firmado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Facesp em 2004.

Participaram da premiação o presidente do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp), Cláudio Vaz, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o deputado federal eleito Guilherme Campos, entre outras autoridades.

Abaixo, segue a lista dos vencedores:

Injeflex Indústria e Comércio de Dispositivos e Produtos Médicos; Howden South America Ventilados e Compressores; Tunkes do Brasil; Power Turbo Indústria e Comércio; Machinox Indústria e Comércio; Magic Square Confecções; Mara Spina Comércio de Artigos de Couros; Brastubo Indústria e Comércio de Produtos Plásticos e Siderúrgicos; AGS Aero Hoses Indústria Aeronáutica Comércio e Representação; Astaris Brasil; Weiler Holzberger; Mausa S.A.; Bellis & Morcom Brasil; Paineira Alimentos; Gerbo Engenharia e Manufatura; EME 4 Indústria e Comércio de Plástico; EBRAS Comércio de Lápis; Wolf Seeds do Brasil; Ouro Fino Saúde Animal; Stalo Bauru Mobiliário Escolar; GeneSeas Aquacultura; Ataforma Indústria e Comércio de Estamparia; Pé com Pé Calçados; Branpor Indústria e Comércio de Couros; Hy-Line do Brasil; Garla Motores Elétricos; Comercial Exportadora e Importadora Amiga; Iprel Indústria de Produtos Elétricos; Krater Indústria e Comércio de Peças e Acessórios Automotivos; MC Vinche de Oeste Paulista Comercial; Danisco Brasil; HDS Mecpar Indústria e Comércio; Hildebrand Alimentos; Comercial Exportadora Brafrik e Aldeia Global Mercantil Exportação.

Cleber Mata