Lembo participa da cerimônia do Dia do Marinheiro

Evento foi realizado na Sede do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha

qua, 13/12/2006 - 13h23 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quarta-feira, dia 13, da cerimônia militar em comemoração ao Dia do Marinheiro. O evento foi realizado na Sede do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha, localizado na Vila Mariana, Zona Sul da Capital.

No evento, o governador entregou a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga ao Vice-Almirante José Carlos Cardoso, comandante do 8º Distrito Naval. Lembo ainda foi homenageado pela Marinha Brasileira com uma réplica do porta-aviões São Paulo.

Foram entregues as medalhas Mérito Tamandaré, Militar de Ouro e Militar Prata e Amigo da Marinha, destinadas a pessoas ou instituições pela divulgação da mentalidade marítima.

O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. A data foi instituída em 4 de setembro de 1925 em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à Pátria.

Tamandaré é considerado pela Marinha seu marinheiro símbolo e padrão. Participou de diversos combates como a Guerra da Independência, da Guerra Cisplatina e também da Batalha do Riachuelo, a maior batalha naval da América do Sul.

Jaina Carvalho