Lembo participa da cerimônia de reinauguração do monumento em homenagem a Santos Dumont

Evento foi realizado na Praça Campo de Bagatelle, em Santana, zona Norte da Capital

dom, 12/11/2006 - 15h23 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na manhã deste domingo, dia 12, da reinauguração do monumento em homenagem a Santos Dumont, na Praça Campo de Bagatelle, em Santana, zona Norte da Capital. O evento contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do comandante do IV Comando Aéreo, major-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.

No seu discurso, o governador Cláudio Lembo destacou a importância de preservar-se a identidade cultural de símbolos da história do Brasil. “Temos que preservar os nossos grandes vultos como Santos Dumont, Dom Pedro I, José Bonifácio e tantos outros”, afirmou Lembo. “Chega da destruição dos mitos e dos valores. Estou convicto que estamos reconstruindo o Brasil com lideranças jovens como o prefeito de São Paulo”, completou o governador

O prefeito Gilberto Kassab, disse que a reinauguração do monumento serve para os paulistas refletirem sobre a potencialidade de cada brasileiro. “A minha mensagem é de estimulo para que possamos acreditar no futuro. Que possamos utilizar a tecnologia a nosso favor assim como fez Santos Dumont no passado”, observou Kassab.

O monumento reinaugurado é uma das obras do escultor Luiz Morrone e foi construído em 1974. A aeronave 14 bis foi recuperada nos hangares do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Além da revitalização da escultura, a Praça Campo de Bagatelle passou por um processo de reurbanização.

O brasileiro Alberto Santos Dumont decolou do Campo de Bagatelle em Paris com o 14 Bis, em 23 de outubro de 1906. O aeroplano percorreu uma distância de 60 metros, a cerca de 2 metros do solo, cumprindo um percurso pré-estabelecido.

Participaram da cerimônia a deputada estadual Rosmary Corrêa, o secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé, Ângelo Andrea Matarazzo, o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Luiz Antônio Carvalho Pacheco, comandantes da Aeronáutica e moradores da região.

Cleber Mata