Lembo participa da cerimônia de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina da USP

Marcos Boulos assumiu no lugar de Giovanni Guido Cerri

ter, 05/12/2006 - 14h20 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta terça-feira, dia 5, da cerimônia de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Marcos Boulos assumiu no lugar de Giovanni Guido Cerri.

“Tenho certeza que Marcos Boulos será um excepcional diretor. Conheço a sua tradição, dignidade e respeitabilidade”, disse o governador.

Em seu discurso, Lembo lembrou que enviou ontem (4), à Assembléia Legislativa, um projeto de lei para transformar em autarquia de regime especial o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Hoje, o HC é uma autarquia estadual. Com a mudança, a direção do hospital ganharia uma maior autonomia administrativa. O projeto prevê, ainda, a criação de 675 funções-atividades, que vão de cargos administrativos, como auxiliar de serviço, até às funções de atividade-fim, médicos, biólogos, entre outros.

Marcos Boulos

Ex-diretor clínico do Hospital das Clínicas-FMUSP e ex-diretor do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Boulos é professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP desde 1999.

Infectologista com experiência em malária, infecção hospitalar, HIV, leishmaniose e hepatite, o novo diretor da FMUSP é assessor técnico do Ministério da Saúde e atua como consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).  

Filho de libanês e brasileira, Marcos Boulos nasceu em São Paulo. Nos primeiros anos de vida, morou na Capital e, mais tarde, mudou-se para o município de Santo Anastácio. Graduou-se em Medicina (1972) pela PUC-Sorocaba. Cursou a Residência Médica (1973-1974) e exerceu o cargo de preceptor (1975-1976) no Hospital das Clínicas. Concluiu o Mestrado (1980) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela FMUSP com o tema “Inquérito Soro-epidemiológico sobre Malária em Escolares de Marabá, Pará”. Em 1983 terminou o Doutorado com o trabalho: “Comprometimento hepático na malária: correlação clínico-bioquímico histopatológica”.

Em 1991 obteve a Livre-Docência na FMUSP. Foi chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias em duas gestões. Marcos Boulos é casado e tem três filhos.

Além do governador Cláudio Lembo, participaram do evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum, a reitora da USP, Suely Vilela Sampaio, e a secretária estadual da Ciência, Maria Helena Guimarães de Castro.